Fundação Gates apresenta relatório ao G20

Publicado em 04/11/2011 15:22
Estudo apresentado pela fundação destaca a área agrícola como fonte de tecnologia e desenvolvimento
O potencial da agricultura no combate à fome e à miséria mundial foi destaque no relatório apresentado pela Fundação Bill & Melinda Gates nesta quinta-feira, 3 de novembro, durante reunião de cúpula do G20, na França. Conforme o documento, as economias emergentes representadas no grupo do G20, como o Brasil, tem desempenhado importante papel no impulso do progresso e desenvolvimento dos países mais pobres, principalmente nas áreas de saúde e agricultura.

O relatório destaca ainda a importância de iniciativas pioneiras na produção e regulamentação de vacinas e sementes, como forma de fomento ao crescimento das nações mais necessitadas. Além da experiência do Brasil, China, México, Turquia e Indonésia são citados como exemplos a serem seguidos, com capacitação técnica adequada e criação de métodos que incentivem o desenvolvimento e inovação científica nos países mais pobres.

A parceria brasileira que será firmada com Japão e Moçambique é mencionada no documento. A iniciativa vai auxiliar o país africano na adaptação do plantio de soja, arroz e outras culturas na savana africana, que tem clima e solo semelhantes ao cerrado do Brasil. O Japão ficará a cargo da atualização do sistema de infraestrutura moçambicano.

Assistência

Na última semana, a Gates Foundation anunciou mais uma parceria com o Brasil para compartilhar conhecimento sobre agricultura, saúde e vacinas com países africanos. O acordo é resultado da última visita que o diretor de Desenvolvimento Agrícola da fundação, Sam Dryden, fez ao Brasil em junho. Na ocasião, foram avaliadas a potencialidade de alguns setores agrícolas e os métodos mais eficientes para a formação de estoque alimentar.

O desenvolvimento de novas tecnologias de apoio e fomento à agricultura em países africanos, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também está previsto na parceria da fundação com o governo brasileiro. Além de programas de cooperação científica com a empresa, ligada ao Ministério da Agricultura.

História

A Gates Foundation é uma organização sem fins lucrativos. Criada em janeiro de 2000 pelo fundador da empresa Microsoft, Bill Gates. A organização tem como foco a melhoria das condições de vida de pessoas carentes, especialmente em países em desenvolvimento com problemas de extrema fome e pobreza.

Confira a íntegra do relatório apresentado pela Gates Foundation na reunião do G20.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos