Fundação Gates apresenta relatório ao G20

Publicado em 04/11/2011 15:22
Estudo apresentado pela fundação destaca a área agrícola como fonte de tecnologia e desenvolvimento
O potencial da agricultura no combate à fome e à miséria mundial foi destaque no relatório apresentado pela Fundação Bill & Melinda Gates nesta quinta-feira, 3 de novembro, durante reunião de cúpula do G20, na França. Conforme o documento, as economias emergentes representadas no grupo do G20, como o Brasil, tem desempenhado importante papel no impulso do progresso e desenvolvimento dos países mais pobres, principalmente nas áreas de saúde e agricultura.

O relatório destaca ainda a importância de iniciativas pioneiras na produção e regulamentação de vacinas e sementes, como forma de fomento ao crescimento das nações mais necessitadas. Além da experiência do Brasil, China, México, Turquia e Indonésia são citados como exemplos a serem seguidos, com capacitação técnica adequada e criação de métodos que incentivem o desenvolvimento e inovação científica nos países mais pobres.

A parceria brasileira que será firmada com Japão e Moçambique é mencionada no documento. A iniciativa vai auxiliar o país africano na adaptação do plantio de soja, arroz e outras culturas na savana africana, que tem clima e solo semelhantes ao cerrado do Brasil. O Japão ficará a cargo da atualização do sistema de infraestrutura moçambicano.

Assistência

Na última semana, a Gates Foundation anunciou mais uma parceria com o Brasil para compartilhar conhecimento sobre agricultura, saúde e vacinas com países africanos. O acordo é resultado da última visita que o diretor de Desenvolvimento Agrícola da fundação, Sam Dryden, fez ao Brasil em junho. Na ocasião, foram avaliadas a potencialidade de alguns setores agrícolas e os métodos mais eficientes para a formação de estoque alimentar.

O desenvolvimento de novas tecnologias de apoio e fomento à agricultura em países africanos, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também está previsto na parceria da fundação com o governo brasileiro. Além de programas de cooperação científica com a empresa, ligada ao Ministério da Agricultura.

História

A Gates Foundation é uma organização sem fins lucrativos. Criada em janeiro de 2000 pelo fundador da empresa Microsoft, Bill Gates. A organização tem como foco a melhoria das condições de vida de pessoas carentes, especialmente em países em desenvolvimento com problemas de extrema fome e pobreza.

Confira a íntegra do relatório apresentado pela Gates Foundation na reunião do G20.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário