FMI pede ação conjunta para evitar década perdida na economia

Publicado em 09/11/2011 13:00
A economia global entrou em uma fase incerta e perigosa, avaliou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que chamou atenção para o fato de que os impactos adversos na economia real e no setor financeiro se tornaram mais evidentes e o desemprego nas economias avançadas segue inaceitavelmente alto.

"Se não agirmos, e agirmos juntos, podemos entrar em uma espiral de incerteza, de instabilidade financeira e no colapso na demanda global. Podemos enfrentar uma década perdida de baixo crescimento e desemprego elevado", sustentou a representante do FMI em discurso na China.

Ao destacar que muitas regiões estão lutando para se recuperarem da crise financeira internacional, a ascensão da Ásia na economia global é "uma história de sucesso econômico dos tempos modernos", aponta Lagarde. Entretanto, emendou, a Ásia não está imune aos eventos no restante do mundo. "O canal de comércio é crítico, uma vez que a região ainda depende da demanda externa para impulsionar o crescimento. A Ásia emergente está também vulnerável à situação no setor financeiro", sustentou.

Ao destacar a situação da China, um motor vital do crescimento global, junto com outros mercados emergentes, a diretora-gerente do FMI afirmou que existem nuvens negras na economia global e a Ásia precisa acompanhar isso com cuidado.

Na tentativa de solucionar esse ambiente de sombras, a diretora-gerente do Fundo recordou o acerto alcançado pelos líderes europeus no fim de outubro em Bruxelas para restaurar a sustentabilidade da dívida na Grécia, recapitalizar os bancos europeus e fortalecer o sistema contra um contágio financeiro.

Ela também mencionou o encontro do G-20 em Cannes, no começo deste mês, quando os países do grupo endossaram o esquema traçado em Bruxelas e salientaram a necessidade de implementá-lo com rapidez.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética