FMI pede ação conjunta para evitar década perdida na economia

Publicado em 09/11/2011 13:00
A economia global entrou em uma fase incerta e perigosa, avaliou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que chamou atenção para o fato de que os impactos adversos na economia real e no setor financeiro se tornaram mais evidentes e o desemprego nas economias avançadas segue inaceitavelmente alto.

"Se não agirmos, e agirmos juntos, podemos entrar em uma espiral de incerteza, de instabilidade financeira e no colapso na demanda global. Podemos enfrentar uma década perdida de baixo crescimento e desemprego elevado", sustentou a representante do FMI em discurso na China.

Ao destacar que muitas regiões estão lutando para se recuperarem da crise financeira internacional, a ascensão da Ásia na economia global é "uma história de sucesso econômico dos tempos modernos", aponta Lagarde. Entretanto, emendou, a Ásia não está imune aos eventos no restante do mundo. "O canal de comércio é crítico, uma vez que a região ainda depende da demanda externa para impulsionar o crescimento. A Ásia emergente está também vulnerável à situação no setor financeiro", sustentou.

Ao destacar a situação da China, um motor vital do crescimento global, junto com outros mercados emergentes, a diretora-gerente do FMI afirmou que existem nuvens negras na economia global e a Ásia precisa acompanhar isso com cuidado.

Na tentativa de solucionar esse ambiente de sombras, a diretora-gerente do Fundo recordou o acerto alcançado pelos líderes europeus no fim de outubro em Bruxelas para restaurar a sustentabilidade da dívida na Grécia, recapitalizar os bancos europeus e fortalecer o sistema contra um contágio financeiro.

Ela também mencionou o encontro do G-20 em Cannes, no começo deste mês, quando os países do grupo endossaram o esquema traçado em Bruxelas e salientaram a necessidade de implementá-lo com rapidez.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário