IMA lançará projeto educativo em comunidades rurais de MG

Publicado em 24/11/2011 10:02
Com o objetivo de aumentar a eficiência da vigilância sanitária animal em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) irá executar em 2012, o projeto “Notificação Já”. O objetivo é promover uma mudança de conduta nas comunidades rurais para que haja a comunicação imediata ao IMA, no caso de qualquer suspeita de doenças de notificação obrigatória - que são alvo do sistema de vigilância sanitária animal.

Primeiramente, será enfatizada a importância da notificação e do rápido atendimento às suspeitas de doenças vesiculares, como: a Febre Aftosa e Estomatite Vesicular Bovina, além das respiratórias e neurológicas que acometem aves, como a Influenza Aviária e Doença de Newcastle e que acometem suídeos (suíno e javalis) como, a Peste Suína Clássica e a Influenza Suína. Posteriormente, outras enfermidades cujos sinais clínicos assemelham-se aos das doenças mencionadas acima, também serão enfatizadas no projeto.

As doenças consideradas alvo do sistema de vigilância sanitária animal possuem rápido poder de difusão e exigem uma imediata contenção e eliminação de possíveis fontes de infecção. Portanto, quanto menor o tempo de intervenção, menores serão os prejuízos decorrentes da disseminação de uma possível enfermidade no território mineiro.

A notificação da suspeita de uma enfermidade pode chegar ao serviço veterinário oficial através da informação do produtor rural, de um veterinário habilitado ou qualquer outra pessoa da comunidade. O importante é que a comunicação seja feita ao escritório local do IMA o mais rápido possível.

Antes do lançamento oficial, o “Notificação Já” vem sendo divulgado desde outubro pelas 20 coordenadorias regionais do IMA, que abrangem todas as regiões do estado. Com isso, 420 palestras educativas são realizadas para produtores e comunidades rurais até o mês de dezembro, além de haver uma constante divulgação sobre o assunto nas rádios do interior do estado.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto a educação sanitária é um processo ativo, que proporciona uma mudança de conduta através do conhecimento. “Por isso, a intenção é utilizá-la como uma ferramenta para promover maior rapidez nas notificações e, consequentemente, no atendimento às suspeitas de doenças de comunicação obrigatória”, informa.

Ele explica ainda, que o processo de vigilância conta com o importante papel que os produtores e a comunidade rural possuem, em acionarem ao IMA, no caso de qualquer suspeita de doença emergencial. “Porém, depende também de outros fatores como, a rapidez da notificação no caso do surgimento de alguma doença, da ação imediata do pessoal capacitado do serviço de defesa sanitária animal e da capacidade do laboratório para realizar o diagnóstico”, completa.

 

Doenças alvo

As doenças alvo do sistema de vigilância sanitária animal e de notificação obrigatória se enquadram em parâmetros tais como: propagação internacional; apresentam capacidade de propagação significativa em populações imunologicamente desprotegidas; podem apresentar potencial zoonótico (doenças transmissíveis), dentre outras características.

Há 16 anos não ocorre Febre Aftosa em Minas Gerais. Também não há foco da Peste Suína Clássica e doença de Newcastle. A Influenza Aviária e Suína nunca foram diagnosticadas no país, ou seja, são exóticas.

A Estomatite Vesicular e a Varíola Bovina podem apresentar alguns sinais semelhantes aos da Febre Aftosa. Já a Laringotraqueíte das aves pode ser confundida com Influenza Aviária, de forma que um atendimento rápido por parte do serviço veterinário oficial pode descartar essas doenças ou se caso venham a ser confirmadas, possam ser imediatamente contidas e erradicadas.

Para manter a segurança dos rebanhos e plantéis é necessária uma vigilância epidemiológica constante e eficaz com a participação do produtor rural para notificar prontamente o IMA qualquer suspeita de doença, cujos sinais clínicos sejam parecidos com os das enfermidades referidas acima.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IMA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário