Política agrícola mundial é debatida na França

Publicado em 28/11/2011 15:07
Secretário representa governo brasileiro em reuniões do Foro Agrícola Global e do Comitê de Agricultura da OCDE
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Rocha, representará o governo brasileiro no Foro Agrícola Global e na 157ª reunião do Comitê de Agricultura da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos dias 28 e 29 de novembro, em Paris, França. Os encontros terão a participação inédita de autoridades dos países do G20, nações emergentes e de organismos internacionais, além dos representantes dos países membros da OCDE.

“As discussões promovem a troca de experiências e pontos de vista, principalmente sobre os sistemas nacionais de informação e análise de mercado agrícola e a coordenação internacional de políticas nacionais de resposta a crises de preços agrícolas”, explica Caio Rocha.

Haverá um painel dedicado ao exame das experiências, políticas e perspectivas do agronegócio brasileiro, com a participação de um representante do Ministério da Fazenda; do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues; de professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV); do ex-presidente da Embrapa Silvio Crestana; e de outros representantes da Embrapa e do Ministério da Agricultura. Também será examinada a experiência brasileira nas áreas gestão de risco na agricultura e sistemas de informação.

O Brasil é membro observador do Comitê de Agricultura da OCDE e tem status de país de cooperação avançada e interesse em fortalecer o relacionamento com a organização internacional. “O elevado destaque conferido ao Brasil nessas reuniões, reservando uma tarde para tratar exclusivamente do agronegócio brasileiro, contribui para a divulgação das realizações do setor e dos avanços de nossas políticas agrícola e comercial”, destaca o secretário Caio Rocha.

Criada em 1961, a OCDE é o principal organismo técnico internacional dedicado ao estudo da economia mundial e constitui referência para os estudiosos e tomadores de decisão sobre políticas públicas.

O Brasil participa das atividades da OCDE desde 1992, tornou-se membro observador em 1998, e atualmente integra a organização na condição de país de “relacionamento aprofundado”.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética