Financeiro: Após dia de euforia, negócios são guiados pela cautela

Publicado em 01/12/2011 10:24 e atualizado em 01/12/2011 13:33
Depois da euforia que tomou conta do mercado financeiro ontem, hoje o dia é de cautela. Porém, o sistema ainda reage positivamente às notícias de que as principais autoridades monetárias mundiais, que se reuniram nesta quarta-feira, vão facilitar o crédito entre os países e trazer mais liquidez ao mercado.

Além disso, nesta quinta-feira, o novo presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, como noticiou a agência Reuters, sinalizou que está disposto a assumir uma ação mais forte para combater a crise da dívida da Europa.

"Acredito que o que nossa união econômica e monetária precisa é de um novo pacto fiscal -um restabelecimento fundamental das regras fiscais juntamente com os compromissos fiscais mútuos que os governos da zona do euro fizeram", afirmou o presidente do BCE no Parlamento Europeu.

A Espanha registrou uma boa demanda em um leilão de títulos soberanos, arrecando cerca de 3,75 bilhões de euros. Outra notícia que animou o mercado nos negócios de hoje.

Diante desse cenário, as bolsas asiáticas fecharam o dia em alta, e as europeias chegaram a operar em alta, porém, voltaram a recuar, apoiadas pela cautela dos investidores. Afinal, o que vem sendo apresentado são apenas medidas que poderiam conter a crise, ou pelo menos seu agravamento. No entanto, a necessidade do mercado é de soluções concretas, resultados efetivos que sinalizem, de fato, uma melhora.

Com isso, o dólar continua recuando, ampliando as perdas de ontem.

Veja como os principais veículos de comunicação estão noticiando o comportamento do mercado nesta quinta-feira:
(Clique nos links para ler as notícias na íntegra)

No Estadão:

>> Alemanha proporá corte da meta déficit orçamento a 2% do PIB, diz jornal

O Ministério de Economia da Alemanha vai propor a redução da meta para o déficit orçamentário nos países da zona do euro para 2% do PIB, dos atuais 3%, segundo noticiou hoje o jornal alemão Die Welt, citando um documento estratégico ao qual teve acesso.

>> BCE sinaliza ação se zona do euro adotar pacto fiscal

O novo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, sinalizou nesta quinta-feira que está disposto a adotar uma ação mais forte para combater a crise da dívida da Europa se os líderes políticos concordarem na próxima semana em apertar mais os controles orçamentários nos 17 países da zona do euro.

No Valor:

>> Bolsas da Ásia repercutem ação coordenada de BCs e fecham em alta

Os participantes das bolsas da Ásia estenderam o bom humor registrado ontem nas demais praças acionárias diante da ação conjunta do Federal Reserve (Fed), Banco Central Europeu (BCE) e outros quatro bancos centrais para fornecer liquidez.

>> Leilões de títulos e atividade industrial mexem com negócios na Europa

Os mercados acionários da Europa operam sem rumo comum, um dia depois da animação com a ação coordenada de seis bancos centrais para fornecer mais liquidez ao sistema financeiro. Leilões de títulos soberanos e negociações para tentar resolver a crise europeia atraem as atenções nesta jornada.

Na Folha:

>> Dólar acentua queda e Bovespa sinaliza ganhos após medidas

O mercado brasileiro reage com otimismo às medidas de incentivo ao consumo anunciadas pelo governo nesta quinta-feira. O dólar, que já havia iniciado o pregão com queda ante o real, passou a recuar mais de 1%, enquanto o Ibovespa, principal índice de ações, sobe mais de 1%.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética