Busca por soluções para crise na Europa traz otimismo ao financeiro

Publicado em 05/12/2011 10:48 e atualizado em 05/12/2011 14:05
O mercado financeiro começou a semana, novamente, focando a busca por soluções para a crise financeira na Europa. Os encontros e negociações parecem estar fluindo como o esperado e os negócios nesta segunda-feira já sinalizam essas boas expectativas.

Após o anúncio de algumas medidas de maior rigidez para a Zona do Euro anunciadas na última semana, hoje começa mais uma semana de reuniões entre líderes europeus na procura por soluções concretas para o mau momento. Em Paris, estão reunidos o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merke. O encontro será finalizado com um encontro da cúpula da União Europeia, em Bruxelas, no próximo dia 9.

O que também traz fôlego ao mercado é a medida anunciada pela Itália de um novo pacote de austeridade de 30 bilhões de euros, o que poderia, de acordo com a agência Reuters, aliviar as tensões sobre as finanças públicas do país.

Frente a essas boas notícias e, principalmente, a boas expectativas, o tom dos negócios hoje é bastante positivo. Na Ásia, as principais bolsas de valores fecharam o dia em alta. Na Europa, os principais índices acionários também operam no azul, conduzidas pelas ações dos bancos da Itália, como apurou o Estado de S. Paulo.

Aqui no Brasil, a situação também é positiva. De carona no bom desempenho dos mercados internacionais, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) abriu os trabalhos em alta nesta segunda-feira. Segundo uma notícia do site da Veja, o operador sênior da TOV Corretora, Júlio Mora afirmou que o foco continua sendo a Europa. Próximo das 11h10 (horário de Brasília), o Ibovespa já subia 0,95%, para 58.434 pontos.

No entanto, Mora lembra que se trata apenas da sinalização de soluções e não de decisões e medidas definitivas, o que torna o fim do problema algo ainda bastante discutível.

"Apesar de prevalecer uma boa vontade entre as autoridades e lideranças europeias para contornar a delicada situação fiscal dos países do Velho Continente, uma solução é mais complicada. "A sinalização de que algo está sendo feito é positivo, mas (o fim do problema) ainda é discutível", afirma o analista.

Já o dólar, em contrapartida dos demais negócios, operava em baixa ante o real nesta segunda-feira. Segundo a Folha de São Paulo, os investidores esperam por notícias frescas referentes à crise das dívidas soberanas na Zona do Euro. Veja como os principais veículos de comunicação estão noticiando o desempenho do mercado hoje. Clique nos títulos e veja as notícias na íntegra.

No Valor:

>> Maioria das bolsas da Ásia fecha em alta; Europa está no foco

A busca por soluções contra a crise da dívida europeia permanece no foco dos investidores na Ásia, que estão atentos às reuniões marcadas para esta semana, a começar com o encontro da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

>> Ibovespa abre pregão com forte alta e rompe os 58 mil pontos

De olho na Itália e à espera de um encontro que pode ser decisivo na Europa, investidores operam otimistas na manhã desta segunda-feira e estimulam a valorização das bolsas europeias e dos índices futuros de Wall Street.

Na Reuters:

>> Bolsas da Europa operam em alta com expectativa sobre reunião

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta segunda-feira, ampliando o avanço de 8,5% registrado na semana passada, com expectativa crescente de que haja uma solução para a crise do euro após a reunião do presidente francês, Nicolas Sarkozy, com a chanceler alemã, Angela Merkel.

No Estadão:

>> Bancos conduzem alta das bolsas na Europa

As bolsas da Europa operam em alta, conduzidas pelas ações dos bancos da Itália, após o governo italiano ter anunciado ontem garantias para o setor, dentro de um pacote de medidas orçamentárias. Segundo o decreto do governo italiano, o Estado poderá oferecer garantias sobre as obrigações no sistema nacional bancário, em particular sobre bônus emitidos pelas instituições de crédito.

>> BCE prepara plano de resgate de € 1 tri para zona do euro, diz jornal

O Banco Central Europeu (BCE) está preparando um plano de infusão de 1 trilhão de euros para a zona do euro antes de importantes reuniões marcadas para esta semana sobre a crise de dívida do bloco, segundo informações do jornal Sunday Times.

Na Folha:

>> Dólar tem leve queda, enquanto investidor aguarda reuniões na Europa

O dólar registra ligeira baixa ante o real nesta segunda-feira, enquanto os investidores aguardam notícias referentes à crise das dívidas soberanas na zona do euro. A expectativa é de que novas soluções sejam apontadas e os negócios refletem certo otimismo dos agentes. A semana começa com uma conversa entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Paris, e termina com o encontro da União Europeia em Bruxelas no dia 9.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St cai com dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed
Wall St abre em baixa após dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Alta dos preços ao produtor acelera em março a 0,35%, diz IBGE