CNA solicita ao STF redistribuição do processo que trata de demarcação de terras indígenas

Publicado em 08/05/2013 11:33
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que redistribua, a um dos ministros da Corte, a relatoria da Petição 3.388, cuja decisão representou marco significativo na definição do regime jurídico da demarcação de terras indígenas no país. Com a aposentadoria do ministro Carlos Ayres de Britto, o posto de relator da petição está vago há quase seis meses, o que impede o julgamento dos embargos apresentados. 

O julgamento da ação que declarou constitucional a demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, forneceu referenciais claros ao governo, às populações indígenas e aos produtores rurais afetados por demarcações. Esta decisão do Supremo foi reforçada pela Advocacia Geral da União (AGU), que baixou portaria determinando o cumprimento das 19 condicionantes fixadas pela Corte. Entre estas está a de número 17, que veda a ampliação de terra indígena já demarcada.                

Mas isto não evitou a interposição de embargos de declaração contra o acórdão do STF. Mesmo não se tratando de recurso com efeito suspensivo, esses embargos tumultuaram uma situação jurídica estabilizada. Na expectativa do julgamento dos embargos, a AGU suspendeu, desnecessariamente, a portaria que determinava o cumprimento das condicionantes estabelecidas pelo STF no caso Raposa Serra do Sol. Com isto, a Funai deixou de cumprir essas condicionantes e prosseguiu com as demarcações de novas terras indígenas. Restabeleceu-se, aí, o cenário de conflito fundiário.

A CNA confia na Justiça e acredita que, com a redistribuição do processo, o julgamento paralisado com a aposentadoria do relator Ayres Britto poderá ocorrer de forma célere no Supremo. Sem esta decisão, a tão esperada paz no campo seguirá dando lugar à insegurança jurídica e trazendo graves prejuízos às comunidades indígenas e aos produtores rurais.
Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas