Na Folha: Governo vai alterar regra de demarcação de área indígena

Publicado em 09/05/2013 10:17
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, criticou ontem a Funai por falhas no processo de demarcação de terras indígenas e afirmou que o governo prepara um novo modelo de delimitação das áreas, em que outros órgãos do governo serão ouvidos. A ministra compareceu a uma sessão tensa da Comissão de Agricultura da Câmara, convocada pela bancada ruralista, que acusa a Funai (Fundação Nacional do Índio) de fraudar laudos e inflar conflitos entre índios e produtores. Já os indígenas reclamam da demora na demarcação.

Veja a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

No Estadão: Governo quer mudanças em demarcação de terras indígenas

O governo prepara um pacote de mudanças nos processos de demarcação de terras indígenas que esvazia o papel da Fundação Nacional do Índio (Funai) e contempla setores ligados a ruralistas. Convocada por parlamentares ruralistas para dar explicações na Comissão de Agricultura da Câmara sobre a política indigenista do governo, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann falou ontem sobre essas mudanças, que envolvem sobretudo a identificação e demarcação de novas reservas. De acordo com a ministra, além dos laudos antropológicos elaborados pela Funai, a União também deverá levar em conta mapas sobre estrutura fundiária e produção agropecuária elaborados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, e dados sobre áreas urbanas do Ministério das Cidades.

Veja a notícia na íntegra no site do Estadão
Fonte: Folha de S. Paulo + Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas