Índios Terenas permanecem ocupando fazenda Buriti no MS nesta quinta (16)

Publicado em 16/05/2013 12:15

Por Juliana Ibanhes

Após uma noite tranquila, os índios Terena que invadira na madrugada da quarta-feira (15) a Fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS), de propriedade da família Bacha, voltam a provocar confusão nesta manhã e permanecem cercando a propriedade. Segundo relato da produtora Jucimara Bacha, os índios estão armando barracas na tentativa de fixar terreno já que insistem em não deixar o local. Além disso, eles continuam armados.

Apesar da tensão de perigo e da pressão psicológica que a família tem sofrido, a opção dos produtores é manter a calma e não partir para o conflito armado, assim como querem os manifestantes. 

Para Bacha, está claro que não existe na tribo o sentimento de propriedade da terra, mas sim a influência política que submete o indígena à tal situação de covardia. O objetivo das “cabeças” organizadoras é, de fato, comover a sociedade urbana.  

A família aguarda a chegada da Polícia Federal após o meio dia para tentar negociar a saída dos terenas da propriedade.

Abaixo, você imagens do produtor Ricardo Bacha e de sua propriedade invadida (foto do Sistema Brasileiro do Agronegócio) e em seguida de representantes dos índios Terena na Fazenda Buriti (foto do AgroOlhar). 


No Sidrolândia News: Justiça Federal determina em tempo recorde a reintegração na Buriti

A fazenda Buriti fica em Sidrolândia, cidade localizada 71 km de Campo Grande, e pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha. A decisão pela reintegração foi do juiz federal Renato Toniasso, da 1ª Vara Federal de Campo Grande, o mesmo que havia determinado sexta-feira (10) multa diária de R$ 500 aos índios e R$ 1 mil à Funai caso houvesse invasão em cinco propriedades na região. Com a nova decisão judicial desta quarta-feira (15), ficou determinada novamente a impossibilidade de ocupação das cinco áreas, que pertencem a diferentes proprietários e ficam na região de Sidrolândia e Dois Irmãos de Buriti.

Veja a notícia na íntegra no site do Sidrolândia News

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR