Deputados insistem na CPI da Funai e querem suspensão das demarcações de terras indígenas no país

Publicado em 17/05/2013 17:23

A suspensão das demarcações de terras indígenas no país, criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Funai, restabelecimento da Portaria 303 e urgência na votação da PEC 215 foram pontos tratados durante audiência entre deputados federais e senadores com o vice-presidente da República Michel Temer, ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves e o ministro da Advocacia Geral da União Luiz Inácio Adams, na última quinta-feira no Palácio do Planalto.

Na audiência com Michel Temer, o deputado federal Valdir Colatto, presidente da Frente Parlamentar da Desburocratização e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), lembrou que as demarcações indígenas feitas no país são prioridades a serem debatidas em 2013 e que uma série de medidas estão sendo tomadas pelos parlamentares visando esclarecer a postura da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Segundo Colatto, inúmeras áreas produtivas estão recebendo laudo antropológico a favor da ocupação indígena, retirando os produtores proprietários legítimos de suas terras escrituradas e causando caos. “Os laudos antropológicos são contratados pela Funai que está criando uma indústria de arrendamento em terras demarcadas indígenas. Isso é caso de CPI”, denunciou o parlamentar citando as áreas pretendidas em Santa Catarina - Cunha Porã/ Saudades, Chapecó, Arvoredo/Paial, Abelardo Luz, Joinville, entre outras. O parlamentar citou o Morro dos Cavalos, na BR 101 em SC, como um dos casos que demonstram os prejuízos dos atos demarcatórios. “Naquele local será necessário investir R$ 300 milhões para construir túneis e não prejudicar a área pretendida como indígena”, disse. A pista adicional da rodovia 101, que corta a maior parte do litoral, está sendo duplicada e cortará a área demarcada. “Será destinada a índios paraguaios, em território que é parque ecológico, prova de que estão em processo de criação da Nação Guarani no nosso país”, complementou. Segundo o deputado, a Funai tem atuado de forma fraudulenta, prova disso são os processos de ocupação interrompidos no Estado do Paraná.

Os parlamentares entregaram estudos que apresentam a situação das ocupações no Brasil. Segundo eles, o vice-presidente ficou impressionado com a dimensão do problema e comprometeu-se a buscar mais esclarecimentos junto ao governo.

Colatto disse que o governo não pode permitir que a Funai mantenha o projeto de ocupar 25% do território brasileiro. “O povo deverá se mobilizar, pois o índio precisa de política indigenista que atendam sua real situação e não ocupar milhões e milhões de hectares sendo que eles não plantam, dependem diretamente do suporte do governo para se manter”, indignou-se.

Atualmente, o Brasil tem 12,7% do território com áreas indígenas para um universo de aproximadamente 817 mil índios. Os 5,2 milhões estabelecimentos rurais do país ocupam 38,8% do Brasil. Segundo o deputado os índios representam 0,43% e a Funai pretende a criação de mais 611 reservas, aumentando ainda mais a área pertencente aos índios, chegando a 24% das terras brasileiras. “Parte destas novas demarcações será feita em áreas urbanas e de produção rural, que implicará no desalojamento de milhares de pessoas”.

Os parlamentares pediram o apoio para votação da PEC 215 que submete as demarcações de terras indígenas ao Congresso Nacional. Também solicitaram a implantação de Comissão Especial para apreciar e votar a prerrogativa do Congresso Nacional em decidir pelas demarcações de terras indígenas no país, cuja defesa é feita pela PEC 215. Uma próxima reunião será chamada por Temer, segundo ele, com novos encaminhamentos.
 
EXPLICAÇÕES
Na última semana os parlamentares ouviram as explicações da ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann durante audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). O pedido de convocação foi  assinado pelos deputados federais Valdir Colatto (PMDB/SC), Luiz Carlos Heinze (PP/RS), Domingos Sávio (PSDB/MG) e Duarte Nogueira (PSDB/SP). A ministra afirmou que o governo reconhece a importância da agricultura e que envolverá outros ministérios e empresas de pesquisa nos estudos de demarcação dos territórios indígenas, visando dar clareza ao processo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI Dep. Valdir Colatto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS

    Pois é meu amigo Edison Tarcisio, BOSTA é esterco e o PT precisa desses "ESTERCOS" para plantar suas ideias socialistas, comunistas e fascistas nesse nosso querido país que já não é mais tão democrático e caminha para a derrocada político-social....vamos nos preparar, urge nos preparar....

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    eu não consigo entender o que esse gilberto carvalho ta fazendo ai nesse governo trabalhar contra o brasil dona dilma demita eesse cara ele é um monte de bosta

    0