Reunião entre FPA e Temer sobre terras indígenas marcada para dia 29

Publicado em 23/05/2013 09:51 e atualizado em 23/05/2013 12:05

Por Fernanda Custódio

A reunião entre os deputados da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e o vice-presidente da república, Michel Temer, para debater os processos de demarcações de terras indígenas pelo Brasil deve acontecer na próxima quarta-feira (29). O encontro ainda não tem horário definido, segundo informações da assessoria de imprensa da FPA.

A expectativa é que o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Ministro da AGU, Luís Inácio Adams e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves também participem da reunião com os deputados da FPA e representantes do setor.

Os parlamentares solicitam que as demarcações de terras sejam suspensas no país até que seja finalizado o julgamento das 19 condicionantes do processo da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima. Além disso, os deputados também buscam o restabelecimento da Portaria 303 da AGU (Advocacia Geral da União) e a aprovação da PEC 215 que transfere da Funai para o Congresso Nacional a decisão sobre os processos de demarcação de terras indígenas.

Frente a essa insegurança, nesta quarta-feira (22) o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) afirmou que caso não haja ações concretas por parte do Governo até o dia 14 de junho, os parlamentares irão organizar uma paralisação nacional, no mesmo dia, para alertar a sociedade sobre a questão indígena no país. Colatto disse que o problema deve ser resolvido para que os agricultores brasileiros não percam mais as suas propriedades.

 

CNA convoca produtores rurais de todo o Brasil para virem a Brasília exigir reforma na Funai

A Senadora Katia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), convocará 25.000 produtores rurais à Brasília para protestar contra a atuação da Funai e a inversão dos valores da justiça contra os produtores rurais. A Senadora repudia a atuação do Ministro da Justiça no caso da invasão da Fazenda Buriti, no Mato Grosso do Sul, no qual a polícia federal, não apenas não cumpriu um mandado de reintegração de posse, como prendeu o produtor rural e retirou à força da fazenda deixando-a invadida por índios Terena.

O anúncio da Senadora foi feito no twitter. "Virão à Brasília 25.000 produtores. CNA está mobilizando. Gritar por justiça e pedir proteção. Viremos sem dia pra retorno," escreveu a Senadora em sua página na rede social.

Segundo Katia Abreu, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, age com "2 pesos e 2 medidas". A senadora citou o caso da antiga fazenda Suiá-Missu onde milhares de brasileiros não-índios foram escorraçados de casa sob tiros de balas de borracha e exigiu atitude justa do Ministro da Justiça. "Faça com os índios o que o Sr fez com os produtores na Suiá-Missu", escreveu a Senadora.

Já passa da hora dos produtores rurais manifestarem sua indignação em reação a atuação da Funai.

 

Indígenas e agricultores disputam cem mil hectares no RS

Uma fila de barracos de lona às margens da rodovia Passo Fundo-Lagoa Vermelha (BR-285) denuncia a tensão que um conflito agrário entre índios e agricultores acumula no Rio Grande do Sul. De um lado, indígenas vivem em acampamentos à espera de terra. Do outro, agricultores temem perder propriedades, reproduzindo um conflito que provoca polêmica em todo o país. A luta por 3,5 mil hectares de terra em Mato Castelhano, no Norte, é o exemplo de um atrito que se repete em pelo menos outras 16 áreas entre índios e agricultores no Estado, conforme a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul). Com base em informações preliminares, a Procuradoria-Geral do Estado estima que indígenas reivindiquem 100 mil hectares em novas áreas e ampliações de propriedades já delimitadas — o equivalente ao dobro do tamanho de Porto Alegre ou a 100 mil campos de futebol.

Veja a notícia na íntegra no site do Zero Hora

Fonte: NA+Questão Indígena+ Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR