Deputados irão reforçar pedido de suspensão de demarcações pelo país

Publicado em 28/05/2013 12:31

Os deputados da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) irão se reunir com a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na tarde desta terça-feira (28), para discutir os conflitos pela posse de terras indígenas. Segundo o Deputado Federal, Luis Carlos Heinze (PP-RS), os parlamentares vão reforçar o pedido de suspensão das demarcações para todo o país.

Além disso, os deputados também solicitam a revisão de todos os processos de demarcação e ampliação de terras indígenas realizados, após a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol (RR), em 2009. Assim como, o restabelecimento da Portaria 303 da AGU (Advocacia Geral da União), que estende para todos os processos de demarcação de terras as 19 condicionantes adotadas no reconhecimento da aldeia em Roraima.

A portaria ainda autoriza que o Governo construa rodovias, hidrelétricas, linhas de transmissão de energia e instalações militares dentro das reservas sem autorização dos povos indígenas. E veta a ampliação de terras já demarcadas.

Ainda nesta terça-feira, a Ministra irá receber uma comitiva de parlamentares, representantes do setor e produtores rurais do Mato Grosso do Sul para tratar do mesmo assunto. A audiência foi acertada entre a Ministra e o senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Somente no estado há 62 propriedades invadidas, de acordo com levantamento realizado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do MS).

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR