Índios retomam fazenda Buriti e irão transformar área em Aldeia Oziel

Publicado em 31/05/2013 17:04

A Fazenda Buriti, em Sidrolândia, foi retomada nesta sexta-feira (31), por cerca de 200 índios da etnia Terena, um dia depois da violenta reintegração de posse que terminou com a morte do indígena Oziel Gabriel, de 35 anos.

Eles montaram acampamento ao lado da sede queimada durante confronto com a Polícia. A promessa das lideranças é transformar a fazenda na Aldeia Oziel Gabriel, em homenagem ao terena morto no confronto com a Polícia. Guerreiros de 11 aldeias na região estão indo para Sidrolândia para se integrar ao grupo.

Leia a notícia na íntegra no site do Correio do Estado

Imagem do site: Correio do Estado

 

Gravação mostra índio atirando contra policiais em confronto

Um indígena ainda não identificado aparece atirando contra a polícia no conflito que durou oito horas e terminou com a morte de Oziel Gabriel, de 35 anos, ontem (30), na Fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS). Nas imagens gravadas pela PM, ele aparece usando acessório semelhante a um abafador auditivo e abre fogo em direção aos policiais. Depois de atirar, o indígena corre.

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, oito policiais militares ficaram feridos e um inquérito será aberto para apurar quem foram os responsáveis pelos tiros.

Veja a notícia na íntegra no site do Correio do Estado

Fonte: Correio do Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas