Correio do Estado exibe gravação com índio atirando contra policiais em MS

Publicado em 31/05/2013 17:26 e atualizado em 31/05/2013 19:07

Um indígena ainda não identificado aparece atirando contra a polícia no conflito que durou oito horas e terminou com a morte de Oziel Gabriel, de 35 anos, ontem (30), na Fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS). Nas imagens gravadas pela PM, ele aparece usando acessório semelhante a um abafador auditivo e abre fogo em direção aos policiais. Depois de atirar, o indígena corre.

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, oito policiais militares ficaram feridos e um inquérito será aberto para apurar quem foram os responsáveis pelos tiros.

Segundo o coronel, ao contrário do que foi dito por alguns indígenas, os policiais não chegaram atirando. Outra gravação revela o diálogo da polícia com um grupo de indígenas. Um policial federal pede a dispersão com base na decisão judicial de reintegração de posse. Logo depois, índios aparecem avançando em direção à tropa.

“Recebemos um ofício no último dia 16 para prestar apoio nesta operação. Fomos cumprir uma ação legal e o cenário que encontramos foi de alta tensão. Lamento a morte do indígena e os ferimentos que os índios causaram aos meus policiais”, declarou.

O comandante também garantiu que a Polícia Militar usou apenas balas de borracha e gás lacrimogênio para conter o tumulto. Além disso, segundo ele, os PMs estavam munidos de cassetete e usavam escudo. Somente os sargentos, conforme o coronel David, estavam armados com pistolas de calibre .40.

A munição que atingiu os policiais é de calibre .22.

Veja abaixo fotos: Divulgação PM e do jornal Correio do Estado

Fonte: Correio do Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fávaro defende indenização se STF derrubar marco temporal
Nota Oficial – Marco Temporal: FPA vai avançar na discussão da PEC 48/23
Marco Temporal: emenda constitucional finaliza debate sobre o Marco Temporal no Brasil
Senado aprova PEC que insere tese do marco temporal na Constituição
STF marca para 5 de dezembro início do julgamento sobre marco temporal
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,984 bi em novembro até dia 21, diz BC