Questões Indígenas: Ministro admite 'equívoco' ao afirmar que Dilma criticou ordem judicial
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, divulgou nota nesta quarta-feira (5) em que diz ter cometido um “equívoco” ao afirmar que a presidente Dilma Rousseff havia dito ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) que ele “não devia ter obedecido” ordem de reintegração de posse em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul.
Veja a notícia na íntegra no site do G1.
Veja a íntegra da nota do ministro Carvalho:
"O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, declara que cometeu um equívoco ontem (4/6) quando afirmou, em reunião com indígenas da etnia Munduruku, que a presidenta Dilma Rousseff havia censurado o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por ter cumprido ordem judicial de primeira instância em processo de reintegração de posse ocorrida no Mato Grosso do Sul.
O Ministro afirma que tentava demonstrar a dor da presidenta Dilma com a morte de um indígena ocorrida naquela ocasião e a insistência dela na utilização do método da negociação e do diálogo na resolução de conflitos. Mas o Ministro reconhece que em nenhum momento a Presidenta fez críticas ao ministro Cardozo pelo fato de a Polícia Federal estar cumprindo ordem judicial. O próprio ministro Gilberto Carvalho, em coletiva que se seguiu à reunião, fez uma correção dessa afirmação, ao declarar que “ordem judicial a gente cumpre”, conforme atesta matéria publicada hoje no jornal O Estado de São Paulo.
2 comentários
Senado debate regulamentação de atividades econômicas em terras indígenas
Marco Temporal: "Constituição de 1988 traçou normas para a declaração de terras e elas devem ser realizadas", afirma ministra Ellen Gracie
Indígenas suspendem bloqueio em rota de transporte de grãos na Amazônia
Lula vai ao Xingu homenagear Raoni e ouve crítica de cacique a petróleo na Foz do Amazonas
Conflitos entre os produtores rurais e indígenas se intensificam na região de Tamarana/PR
“Deve haver respeito ao que o Congresso aprovou por ampla maioria”, diz Lupion sobre marco temporal
alexandre janene costa Londrina - PR
Nós Brasileiros e produtores , devemos depositar confiança que Deus põe gente no governo e também tira !
Geraldo Nardelli Marília - SP
Esse ministro consegue ser pior que o Zé Dirceu.