Câmara cria comissão para acompanhar conflitos fundiários no País

Publicado em 13/06/2013 11:03

O Plenário aprovou o requerimento do Psol e criou uma comissão externa para acompanhar a reintegração de posse e demarcações em áreas em litígio ou conflitos em todo o território nacional. O pedido original referia-se somente ao Mato Grosso do Sul, mas os deputados aprovaram a ampliação dos objetivos, proposta pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

O requerimento foi aprovado em votação simbólica.

No dia 30 de maio, uma tentativa de reintegração de posse contra indígenas que ocupam uma fazenda no município de Sidrolândia (MS) terminou com a morte do índio terena Osiel Gabriel. Em 4 de junho, outro índio foi baleado na região.

O acirramento da tensão levou o governo estadual a pedir o envio da Força Nacional de Segurança para a área. Desde o dia 5, 110 homens da tropa federal estão na região.

Na discussão da matéria, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse que acabou de receber notícia de que outro índio foi assassinado na região.

Fonte: Agência Câmara Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR