Governo vai comprar 15 mil ha em Sidrolândia e anuncia valores em agosto

Publicado em 20/06/2013 19:04 e atualizado em 21/06/2013 09:38

Grupo vai levantar terras em MS e anuncia em agosto valor da Buriti

Uma força-tarefa, que será instalada na próxima quinta-feira, vai levantar terras envolvidas no conflito fundiário em Mato Grosso do Sul e no dia 5 de agosto anuncia o valor a ser pago por 15 mil hectares em Sidrolândia, identificada como terra indígena Buriti. A fazenda de mesmo nome foi desocupada em 30 de maio e a ação resultou na morte do terena Oziel Gabriel, agravando a disputa pela terra.

O resultado da reunião na tarde nesta quinta-feira no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo foi considerado histórico por índios e fazendeiros. O encontro, depois de um almoço e às portas fechadas, começou com representantes da comitiva do governo federal – capitaneada pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho -, o governador André Puccinelli (PMDB) e representante dos produtores rurais. Uma hora depois, chegaram os índios.

...

Na próxima quinta-feira, às 9h, se reúnem na Governadoria representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio), AGU (Advocacia-Geral da União), Ministério da Justiça, governo estadual e Superintendência do Patrimônio da União. O objetivo é formar uma comissão para levantamento das terras. 

Leia a notícia na íntegra no site Campo Grande News:

 

Presidente Dilma autoriza compra da Fazenda Buriti para resolver impasse.

A reunião entre representantes do Governo Federal, índios e fazendeiros que aconteceu nesta quinta-feira(20) em Campo Grande já encerrou e de acordo com Chico Maia, presidente da Acrissul, o governo concordou em comprar, a preço de mercado, 15 mil hectares das áreas invadidas para a criação da reserva Buriti. O acordo deve ser concretizado até 5 de agosto próximo.  Segundo o presidente da Acrisul, a decisão deixou os pecuaristas satisfeitos. "Foi uma vitória dos produtores".

No site Campo Grande News, a reunião da comitiva do Governo Federal sobre o conflito entre índios e fazendeiros realizada na tarde desta quinta-feira (20) em Campo Grande terminou com a determinação da presidente Dilma Rousseff que autorizou a compra da fazenda Buriti, localizada em Sidrolândia.

A propriedade pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha e foi ocupada por índios terena no dia 15 de maio. A área ganhou destaque nacional depois que o confronto entre indígenas e a Polícia Federal, durante cumprimento de ação da reintegração de posse, terminou com a morte do índio Oziel Gabriel, de 35 anos, no dia 30 de maio.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, recebeu a autorização da presidente Dilma para que a fazenda Buriti seja comprada e o impasse resolvido.

Leia a notícia na íntegra no site :Campo Grande News

 

Recursos federais poderão ser usados para resolver conflitos entre índios e produtores em Mato Grosso do Sul

O governo federal poderá destinar recursos do Tesouro Nacional para a compra de terras e para a indenização de agricultores em Mato Grosso do Sul, na tentativa de resolver os conflitos entre produtores e indígenas na região. O anúncio foi feito hoje (20) pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em reunião em Campo Grande (MS).

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria-Geral, Carvalho disse que a presidenta Dilma Rousseff autorizou o uso dos recursos. Também será feito um levantamento das terras da União e do governo do estado que podem ser destinadas a produtores rurais no processo de demarcação de terras indígenas. 

Um grupo de trabalho formado por representantes do Ministério da Justiça, da Fundação Nacional do Índio, da Advocacia-Geral da União, dos ministérios públicos Estadual e Federal e por líderes indígenas e produtores rurais vai analisar a viabilidade jurídica da destinação das terras. O grupo vai elaborar um cronograma de resolução dos problemas na região, com prioridade para a Fazenda Buriti, em Sidrolândia, onde o índio terena Oziel Gabriel foi morto no dia 30 de maio.

(Agencia Brasil).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Campo Grande News + Ag. Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

8 comentários

  • ARICELIO PEREIRA Campo Maior - PI

    Infelizmente depois de 500 anos de história ainda existem terras indígenas a ser demarcadas no Brasil. È muita ingenuidade deixar extensas áreas em mãos de silvícolas que não produzem e não contribuem para o engradecimento deste país. Acho tremendo contrasenso, a destinação de enormes áreas quando se fala tanto em reforma agrária. É o latifundio inútil ao inverso, só que desta vez em favor dos caras pintadas.

    0
  • juscelino kleber valadares Belo Horizonte - MG

    Alguem pode me dar o fundamento legal para que a união gaste dinheiro público comprando terras para destiná-las aos índios? Não acredito que seja possível. Não será porque o proprietário é político? Poque se for assim, o Brasil inteiro será comprado pelo Governo e doado para índios e sem terras e tetos. Na mão deles será, até tomarem consciencia, terra de ninguém. Dinheiro para isso esse Governo tem. Tira é da população mesmo. Se isto é possível, Trata-se de confisco indireto. A propriedade privada fica ameaçada.

    0
  • alexandre janene costa Londrina - PR

    Fora que com certeza vai rolar mais uma maracutaia p/ meter a mão no dinheiro!

    0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    mas tem um grande problema nisso... o governo compra mas quem paga somos nos contribuintes, todos nós, da cidade e do campo...

    Isso é um perigo pois:

    - estamos premiando terroristas que invadem nossas propriedade.

    - a menssagem que isso passa é: Invadam que os otarios vão ceder a terra. Premiamos a invasão.

    - indenização é ilusão, pois nos mesmos pagamos pela propriedade privada que esta sendo repassado a criminosos.

    - criminosos esses que vão depender de nossos impostos (bolsa isso e aquilo dentro da reserva para nao fazer nada).

    Onde isso vai levar?? estamos estimualando a invasão e pagando por isso... E ainda nos enganando...

    PROPRIEDADE PRIVADA NÃO PODE SER VIOLADA!

    INDENIZAÇÃO SÓ SERIA JUSTA SE FOSSE PAGA COM DINHEIRO PRIVADO... COM DINHEIRO PUBLICO É ENGANAÇÃO...

    0
  • CARLOS EDUARDO B CARDOZO Sidrolândia - MS

    entao quer dizer que o governo considera melhor dar terra a eles do que mantê-la produtiva e respeitar propriedade? Interessante...

    0
  • reginaldo massuia nhandeara - SP

    q bonito, isso é obra do pt, pega o nosso dinheiro pra comprar terras pra índios, hj índio não vive no mato comendo bicho, índio já esta convivendo com a sociedade, tem ate índio na politica, índio não precisa de um monte de terra pra virar quiçassa, não seria melhor enviar tecnologia para que o índio possa produzir seu alimento na área q ele já tem do que ficar comprando terras e dar a eles, o q adianta dar a faca se ele não tem o pao...

    0
  • alexandre janene costa Londrina - PR

    Pois é dinheiro meu seu de todos nós , p/ dar terras p/ índios.

    0