Índios quebram acordo após 48 horas e voltam a invadir fazenda no MS

Publicado em 24/06/2013 14:09 859 exibições

Indígenas da tribo terena invadiram na tarde de sábado (22) a fazenda Água Clara, em Sidrolândia, que pertence ao produtor rural Afrânio Pereira, quebrando o acordo firmado na quinta-feira, depois de uma tarde inteira de negociações envolvendo entidades ruralistas, governo do Estado, lideranças indígenas, entidades ligadas à Igreja Católica e o ministro Chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, Funai, entre outras autoridades. As informações foram repassadas por proprietários rurais da região à Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que também participou da reunião que culminou no acordo.

Com a invasão está quebrado o acordo que prevê a disponibilidade de fazendas para a aquisição pela União para ampliação das reservas indígenas. Segundo informações, proprietários da região estariam preparando-se para ajudar a proteger a propriedade invadida, já que a presença da Força Nacional de Segurança não estaria coibindo novas invasões e nem garantindo o direito de propriedade. De qualquer forma e diante da nova invasão, os proprietários dizem que não estão mais dispostos a vender áreas para a União.

Na região de Sidrolândia, principalmente na região da Aldeia Buriti, já são mais de 20 invasões registradas, sendo que a fazenda Buriti, do ex-deputado Ricardo Bacha, teve sua sede incendiada e completamente destruída pelos indígenas da etnia terena, que mantém ações de invasões em diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

Fonte:
Acrissul

1 comentário

  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Precisamos ficar atentos ,´pois estes vão aproveitar os protestos , para voltar a invadir e o governo mais uma vez não irá atuar contra os indíos . Nesta convocação do Gilberto Carvalho é a hora de espremer o governo para tomar uma atitude . Devemos colocar na pauta dos protesto a solução e votação da PEC 215 e a Portaria 303 DA AGU. Vamos aproveitar o desgaste deste governo vendido a Fifa e Ongs.

    0