Índios quebram acordo após 48 horas e voltam a invadir fazenda no MS

Publicado em 24/06/2013 14:09

Indígenas da tribo terena invadiram na tarde de sábado (22) a fazenda Água Clara, em Sidrolândia, que pertence ao produtor rural Afrânio Pereira, quebrando o acordo firmado na quinta-feira, depois de uma tarde inteira de negociações envolvendo entidades ruralistas, governo do Estado, lideranças indígenas, entidades ligadas à Igreja Católica e o ministro Chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, Funai, entre outras autoridades. As informações foram repassadas por proprietários rurais da região à Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que também participou da reunião que culminou no acordo.

Com a invasão está quebrado o acordo que prevê a disponibilidade de fazendas para a aquisição pela União para ampliação das reservas indígenas. Segundo informações, proprietários da região estariam preparando-se para ajudar a proteger a propriedade invadida, já que a presença da Força Nacional de Segurança não estaria coibindo novas invasões e nem garantindo o direito de propriedade. De qualquer forma e diante da nova invasão, os proprietários dizem que não estão mais dispostos a vender áreas para a União.

Na região de Sidrolândia, principalmente na região da Aldeia Buriti, já são mais de 20 invasões registradas, sendo que a fazenda Buriti, do ex-deputado Ricardo Bacha, teve sua sede incendiada e completamente destruída pelos indígenas da etnia terena, que mantém ações de invasões em diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Acrissul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Precisamos ficar atentos ,´pois estes vão aproveitar os protestos , para voltar a invadir e o governo mais uma vez não irá atuar contra os indíos . Nesta convocação do Gilberto Carvalho é a hora de espremer o governo para tomar uma atitude . Devemos colocar na pauta dos protesto a solução e votação da PEC 215 e a Portaria 303 DA AGU. Vamos aproveitar o desgaste deste governo vendido a Fifa e Ongs.

    0