Conflito entre índios e produtores deixa feridos em Sananduva/RS
No fim da tarde desta segunda-feira (15), um confronto entre produtores rurais e índios da etnia Kaingang deixou três agricultores feridos em Sananduva/RS, na comunidade São Caetano. Oa agricultores Aurélio Signoratti, Altair Caldeirão e Ademar Benetti deram entrada no Hospital Beneficente São João, com ferimentos desferidos por pauladas e pedradas, e um deles teve ferimento no olho e no crânio e foi submetido a uma avaliação neurológica. Informações do presidente do Sindicato Rural da cidade, Jeferson Camozzatto, dão conta de que um indígena também teria sido ferido em outro conflito acontecido há 2 km dali. Com a chegada da Brigada Militar, onde muitos tiros foram disparados, inclusive pelos índios, a situação foi controlada. Porém Camozzatto relatava às 19 horas da noite desta segunda que mais produtores rurais e mais índios estão voltando ao local e, por isso, o risco de que um conflito acontecesse durante a noite era iminente. "Se eles (produtores) voltarem eu acho que isso não vai ter fim. Os agricultores não vão mais querer se pegar despreparados e vão querer defender o que é deles", disse. Além disso, completa dizendo que indígenas já teriam atirado nos produtores que ainda estavam na comunidade na sexta-feira (12) à noite.
No link a seguir, veja a entrevista concedida por Jeferson Camozzatto para o jornalista João Batista Olivi na 3ª edição do programa Mercado & Cia, às 18h30 (Brasília) desta segunda-feira:
>> Jeferson Camozzatto - Presidente Rural de Sananduva/RS
Os produtores teriam caído em uma armadilha. Eles afirmam que havia um acordo de que os índios deixariam a propriedade e retornariam a seu local de origem, dizendo que estariam apenas esperando por um caminhão para levá-los. Diante disso, muitos produtores que estavam dando apoio à propriedade invadida reduziram a vigilância e se retiraram. Com isso, os índios, ao verem que haviam poucos produtores presentes no local, cercaram o salão comunitário onde estavam os agricultores e os agrediram.
Entre os feridos está Ademar Benetti, um produtor rural de cerca de 60 anos com risco de traumatismo craniano causado por uma paulada, e também de perder um olho. Benetti foi encaminhado a Passo Fundo para exames mais complexos. Benetti deu uma entrevista ao jornalista João Batista Olivi nesta segunda-feira no programa Mercado & Cia das 13 horas, relatando sobre a situação da invasão. Na entrevista, o produtor afirmou que a FUNAI e algumas ONGs internacionais teriam influenciados os mais de 100 indígenas a invadirem a propriedade, que tem pouco mais de 2 hectares. Clique aqui e assista à entrevista do produtor.
A situação só não se agravou mais porque o caminhão que levava mais índios de outras comunidades para darem continuidade à invasão e ao conflito quebrou antes de chegar ao local. Pouco depois de iniciado o confronto, a polícia militar chegou e conseguiu acalmar a situação, segundo coordenador do Sindicato da Agricultura Familiar de Sananduva, Sidimar Lavandoski.
Somente na comunidade São Caetano moram cerca de 40 famílias. Ao todo, a região de Sananduva engloba cinco comunidades com aproximadamente 152 propriedades com uma média de 12 hectares cada, de agricultores familiares e pequenos produtores. Uma dessas comunidades, a Consoladora, que fica entre Sananduva e Cacique Doble, também foi invadida há aproximadamente duas semanas. De acordo com o coordenador, há um processo administrativo sobre as demarcações dessas terras, mas que ainda precisa passar por, pelo menos, mais quatro etapas.
No link abaixo, veja a entrevista de Sidimar Lavandoski ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira:
>> Sidimar Lavandoski - Sananduva/RS
No G1:
Conflito entre indígenas e agricultores deixa quatro feridos no Norte do RS
Briga generalizada ocorreu perto de área ocupada em Sananduva, diz BM. Três produtores e um indígena precisaram de atendimento em hospitais
Agricultor de 65 anos sofreu ferimento no olho (Foto: Adriel Dalsolio/Arquivo Pessoal)
Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas em um confronto entre agricultores e indígenas nesta segunda-feira (15) emSananduva, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Três agricultores e um indígena precisaram ser atendidos em hospitais, diz a Brigada Militar.
Segundo a polícia, a briga generalizada entre índios e produtores rurais ocorreu próximo a uma propriedade rural ocupada por indígenas desde domingo (7), na localidade de São Caetano, interior do município, após um pedido de reintegração de posse.
“Estava tudo pacífico. Os líderes dos dois grupos haviam entrado em um acordo. Já estávamos nos dispersando quando os indígenas vieram correndo atrás da gente com pedaços de pau. Saímos correndo, mas um senhor ficou para trás e foi agredido”, disse o produtor Adriel Dalsolio ao G1.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 RS.
Demarcação da Funai no RS pode desapropriar 30 mil produtores rurais
Cerca de 30 mil produtores rurais gaúchos podem perder as terras se 10 mil hectares mapeados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) forem considerados territórios indígenas. As demarcações atingem quatro áreas na Região Norte do Rio Grande do Sul: Mato Preto, Froquilinha, Rio dos Índios e Mato Castelhano. Para tentar resolver o impasse, o governadorTarso Genro se reuniu nesta quinta-feira (23), em Brasília, com os ministros da Casa Civil e da Justiça para pedir que pareceres técnicos também sejam levados em consideração.
"A escuta de outros órgãos do estado, no Rio Grande do Sul, é absolutamente necessária. Ela vai determinar, inclusive, a própria capacidade que o estado tem de apaziguar onde tem conflito, de indenizar na plenitude os agricultores que tiverem de sair e também preservar o direito dos indígenas", disse o governador.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 RS.
Em O Nacional: Quatro ficam feridos em confronto em Sananduva
Durante o ato de bloqueio na comunidade de São Caetano no interior do município de Sananduva, agricultores e indígenas entraram em conflito, na tarde desta segunda-feira após desentendimento.
Leia a notícia na íntegra no site do O Nacional.
Na Rádio Sananduva
Conforme últimas informações obtidas junto a Brigada Militar de Sananduva, o tumulto iniciado hoje pela tarde na comunidade de São Caetano já foi controlado. Ainda, segundo a Brigada Militar três agricultores foram feridos e encaminhados ao Hospital São João de Sananduva. Somente um agricultor foi levado a Passo Fundo para exames mais complexos.
Leia a notícia na íntegra no site da Rádio Sananduva.
Abaixo, veja imagens registradas antes do conflito pela Rádio Sananduva/RS: