Questões Indígenas: Lideranças rurais participam de audiência com Ministro da Justiça nesta quarta-feira

Publicado em 07/08/2013 08:55

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, e o presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da entidade, Christiano Bortolotto, juntamente com os secretários de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e de Justiça e Segurança (Sejusp), Wantuir Jacini, participam nesta quarta-feira (07) de uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília. A audiência foi convocada pelo próprio ministro, terá participação de outros representantes do governo do Estado, lideranças rurais, prefeitos e representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e acontece às 10h, no Ministério da Justiça.
 
No convite para a reunião, o Ministério define genericamente a pauta como "discussão de alternativas para os conflitos fundiários que ocorrem no Estado". Na última segunda-feira venceu o prazo para que o Governo Federal manifestasse parecer em relação à compra de áreas para novas demarcações.
 
No dia 27 de junho foram formadas três comissões para avaliar a viabilidade da alternativa. Os grupos de trabalho ficaram responsáveis por definir áreas prioritárias a serem compradas, fazer avaliação dos valores monetários das áreas em questão e buscar o embasamento jurídico para efetuar a compra. "O trabalho foi feito, agora queremos ouvir do Governo Federal o encaminhamento da solução para a compra das áreas", adianta Eduardo Riedel.    
 
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
 
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense. 

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas