Câmara aprova convocação de Gleisi Hoffmann para explicar demarcações

Publicado em 14/08/2013 14:34 e atualizado em 14/08/2013 19:56
Comissão de Integração reagiu com firmeza ao esvaziamento de audiência pública e governo confirmou reunião com presidente da Funai

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) aprovou nesta quarta-feira (14) a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para falar sobre a polêmica envolvendo a demarcação de terras indígenas. O requerimento de autoria do líder da minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), foi incluído de última hora na pauta de votações para responder à estratégia do governo em esvaziar a audiência que discutiria o estudo da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), que apontou falhas em processos de demarcação conduzidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo Leitão, essa foi a terceira vez que o Palácio do Planalto derruba uma audiência sobre o mesmo tema. “A ministra vem dificultando a vinda da Embrapa na comissão para explicar os laudos da Funai no Paraná”, destacou o parlamentar.

Após a aprovação do requerimento, o vice-líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), foi até o colegiado em busca de um diálogo na tentativa de reverter a convocação, que permanece mantida. Ao longo do dia, interlocutores do governo procuraram o presidente da CINDRA, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), em busca de um acordo. Segundo ele, a convocação de Gleisi surtiu o efeito desejado. “Mostramos que a estratégia de ignorar o Parlamento está equivocada. No dia anterior à audiência desta quarta, que acabou não acontecendo pela ausência dos convidados, recebi um telefonema informando que a Embrapa não participaria do debate. Então, aprovamos a convocação da ministra e, com essa pressão, conquistamos o diálogo que buscamos há meses”, explicou.

Jerônimo destaca que os parlamentares da Comissão de Integração Nacional serão recebidos nesta quinta-feira (15), às 11h30, pela presidente da Funai, Maria Augusta Assirati, na sede do órgão. “É algo inédito, talvez um marco nesse relacionamento até aqui conturbado”, ponderou. Também está prevista uma audiência com a presidência da Embrapa. Os integrantes do colegiado também esperam ser recebidos pela ministra Gleisi Hoffmann. “O diálogo se constrói com diálogo. Sempre fomos leais neste sentido e agora esperamos reciprocidade”, finalizou.

No Agrodebate: Câmara aprova convocação de Gleisi Hoffmann para explicar demarcações

A Comissão de Integração Nacional, da Câmara dos Deputados em Brasília, aprovou a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para falar sobre as demarcações de terras indígenas. 

Parlamentares acolheram o requerimento apresentado pelo deputado federal por Mato Grosso, Nilson Leitão (PSDB), também líder da minoria. Segundo a Agência Câmara, a convocação da ministra foi uma reação da comissão à decisão do governo de impedir que a Embrapa participe de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, programada para hoje à tarde, para falar sobre o mesmo tema.

"A Embrapa foi convidada para comparecer hoje em Comissão onde daria explicações sobre o relatório que suspendeu as demarcações no Rio Grande do Sul", manifestou-se Nilson Leitão, por meio de uma rede social.

Leia a notícia na íntegra no site do Agrodebate.

Veja a entrevista do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) ao jornalista João Batista Olivi no programa Mercado & Cia sobre a convocação da ministra Gleisi diante da tentativa de esvaziamento da reunião que aconteceria nesta quarta-feira (14) com a participação da Embrapa. 

>> Jerônimo Goergen - Mercado & Cia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI Jerônimo Goergen + NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    Arruma uma "FOICE E UM MARTELO", quem sabe assim o governo te recebe, esses aí são coministas (para o patrimõnio alheio) querem pregar a desordem, a instabilidade social(diga-se colocar agricultores contra indios, pobres contra mais abastados e assim por diante), mostra qual lã tu é feito pelêgo, não te aflocha, a e se tu souber da "Catia", avisa.

    0