Questões Indígenas: 'Pobres contra pobres', diz Wagner sobre conflito na região sul da Bahia

Publicado em 09/09/2013 09:28

Durante os festejos pelo 7 de Setembro em Salvador neste sábado (7), o governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, falou sobre o conflito entre produtores rurais e indígenas na região sul do estado. A localidade conhecida como Serra do Padeiro, entre Buerarema, Una e Ilhéus, é alvo da disputa. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), indígenas estão ocupando fazendas na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que pertence aos índios Tupinambás.

"Nós estamos trabalhando, eu tive uma conversa com o ministro Eduardo Cardozo, acredito que quinta-feira a gente tenha uma reunião ou aqui ou na própria região com representantes [do Ministério da Justiça] e, eventualmente, a própria presença do ministro", afirma Wagner.

O político se refere ao impasse por terras como "traumático", destacando a necessidade do povo indígena, protegido por lei, e o vínculo dos produtores rurais à terra, sem alternativa de subsistência. "Nós estamos vendo aí uma questão de pobres contra pobres. Porque na verdade, quando eu demarco a terra, eu reloco os índios e desloco pessoas que são pequenos agricultores, que não têm outra fonte de renda. Então é um trauma e é por isso que esse trauma está marcando a cidade. A nossa primeira preocupação é que a gente aguarde o desfecho legal, jurídico, dessa questão, sem que haja essas invasões e troca de violência", destaca.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 BA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 BA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário