Governador quer aguardar decisão judicial sobre terra indígena no sul da Bahia antes de negociar

Publicado em 10/09/2013 18:43

O governador da Bahia, Jaques Wagner, disse hoje (10), em seu programa de rádio, que o conflito entre índios e produtores rurais na região sul do estado é preocupante, mas que o melhor é aguardar até que a Justiça se manifeste sobre a proposta de criação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, já identificada pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Esse processo não está concluído, pode haver questionamentos judicial. Eu creio que é melhor, nós que vivemos dentro da democracia, aguardar o desfecho do processo para aí sim fazer uma negociação para a saída dos não índios, pagando evidentemente todas as benfeitorias”, disse o governador, se referindo ao processo demarcatório em que, ainda em 2009, a Funai identificou e delimitou uma área de 47.376 hectares (um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial) como território tradicional tupinambá.

Para que a reserva seja criada, falta o Ministério da Justiça publicar uma portaria declaratória reconhecendo a área já delimitada como território tradicional indígena e, na sequência, a Presidência da República homologá-la. Como forma de pressionar o governo federal a concluir logo o processo, os índios tupinambás passaram a ocupar propriedades rurais em toda a região sul da Bahia, o que gerou a reação de produtores expulsos de suas terras e de outras pessoas que se sentem ameaçadas pela proposta de criação da terra indígena.

Só nas últimas semanas, um índio foi morto a tiros, um trabalhador rural foi baleado durante uma ocupação e três professores do Instituto Federal da Bahia foram agredidos após algumas pessoas identificarem que um deles era índio. Em Buerarema, principal foco dos conflitos, casas e veículos foram incendiados e prédios públicos depredados durante protestos contra a criação da terra indígena. Após ter uma loja de abastecimento Cesta do Povo saqueada duas vezes, o que acarretou um prejuízo de cerca de R$ 100 mil, a Empresa Baiana de Alimentos decidiu fechar a loja até que a situação seja normalizada. A Força Nacional foi enviada para a região e o efetivo da Polícia Militar foi reforçado, mas novas ocupações continuam ocorrendo.

“Temos um clima de muita intranquilidade. É um trauma muito grande. Ali não se trata de grandes latifundiários. São várias famílias [que estão] na terra há até 80 anos, plantando e sobrevivendo. E essas famílias muitas vezes não têm para onde ir”, disse o governador, anunciando que, ainda esta semana, viajará a Brasília para se reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

“Precisamos encontrar um formato que seja menos traumático para a população do que este que está acontecendo. Estou em contato direto com o governo federal, com a Polícia Federal, com a Força Nacional, esperando que a gente possa ter um desfecho minimamente tranquilo, negociado, para que a paz possa reinar na região”, concluiu o governador.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas