FPA e CNA se unem e cobram instalação da PEC 215

Publicado em 25/09/2013 08:59

O debate sobre as demarcações de terras para criação e ampliação de reservas indígenas aproximou ainda mais representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO). As duas entidades se uniram nesta terça-feira (24/9) para questionar ações consideradas arbitrárias por parte do governo federal que ameaçam o direito de propriedade.

Durante concorrida reunião-almoço na sede da FPA, em Brasília, as duas entidades decidiram intensificar a pressão para que a Câmara Federal instale a Comissão Especial da PEC 215/00, a Proposta de Emenda Constitucional que atribui ao Congresso Nacional competência para aprovar e homologar a criação e a demarcação de áreas indígenas, atribuição hoje exclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo a senadora Kátia Abreu, as atitudes da Funai não têm mais limite e o governo federal não tem comando nem o controle sobre as decisões adotadas pela fundação. “Parece que a Funai é autônoma, que não faz parte do Executivo. Então, nós vamos trazer para o Congresso Nacional o debate sobre a PEC 215. O Congresso Nacional dará limites à Funai e ao Ministério da Justiça porque nós também somos representantes do povo, assim com o poder executivo”, afirmou a presidente da CNA.

A senadora defende a participação de órgãos como a Embrapa, os Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e Casa Civil na análise das demarcações de reservas indígenas. “Queremos que este grupo esteja olhando os interesses da nação e não apenas dos produtores e dos índios”, reforçou.

O objetivo da FPA sempre foi o de juntar todas as entidades representativas do setor rural brasileiro para fortalecer a atividade produtiva do campo. A Frente conta com  o apoio de várias federações de trabalhadores da agricultura, da Abrapa, da Aprosoja, da OCB e muitas outras entidades vêm trabalhando para que esta causa  tenha mais força em todo o Brasil.

Concluída a análise do Mandado de Segurança no STF sobre a constitucionalidade da PEC 215, a Comissão Especial da matéria deve ser instalada nesta quarta-feira.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas