CRA avaliará em audiência situação de indígenas do Mato Grosso e de Rondônia

Publicado em 27/09/2013 17:58

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará audiência, em 18 de outubro, para debater a situação dos povos indígenas do Mato Grosso e de Rondônia, especialmente dos Cintas-Largas, que habitam o parque Aripuanã. O autor do requerimento para a realização da audiência, senador Acyr Gurgacz (PDT-RO), indica a necessidade de projetos com a finalidade de proporcionar alternativas econômicas e sociais às comunidades indígenas.

Entre os convidados, o senador incluiu o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, e o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Reginaldo Pereira da Trindade. Serão também chamados representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério da Justiça.

Gurgacz disse que participou, na última segunda-feira (23), em Porto Velho, de debate a respeito das questões indígenas em Rondônia, a convite do MPF. Então, esclareceu o senador, ele se comprometeu em trazer o debate para Brasília. Justificou a iniciativa dizendo que os problemas são resolvidos na capital federal e não apenas em Porto Velho.

O presidente da CRA, senador Benedito de Lira (PP-AL), aproveitou para registrar que também está confirmada para 24 de outubro, na comissão, uma audiência com o ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Esclareceu que o objetivo é exatamente avaliar conflitos indígenas que se disseminaram em todo o país, conforme o senador. Citou que na cidade de Palmeira dos Índios, em seu estado, tribos lá instaladas hoje estão reivindicando inclusive a propriedade de área urbana.

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas