MS registra 68° propriedade invadida por indígenas

Publicado em 09/10/2013 15:36

Na manhã desta quarta-feira (09), um grupo de aproximadamente 30 indígenas da etnia Terena invadiu a chácara Boa Esperança, localizada no Km 559 da BR 262, em Miranda (MS).  No local, funciona a empresa Trator Mil, especializada em comercialização de tratores e maquinários agrícolas, de propriedade de Ernesto Milani.

De acordo com o empresário, os indígenas pertencem à aldeia Moreira, vizinha da propriedade de 12 hectares e entraram na fazenda às 5h, onde estava apenas o caseiro. Apesar de empunharem armas brancas, os invasores não fizeram uso de violência. "Eles reivindicam terra, querem a propriedade e pediram a imprensa e a Funai lá", relatou.

O filho do empresário, Fernando Milani, afirma que o relacionamento com os indígenas sempre foi pacífico e está sendo mantido o diálogo. "Nossa propriedade não é território indígena e eles sempre respeitaram. Creio que o fato da proximidade da aldeia fez com que eles tenham decidido invadir, mas esta é a primeira vez que temos algum tipo de problema com eles", detalhou Milani.

No local, segundo os proprietários, há muitas peças de maquinários agrícolas, tratores, uma lancha, documentos e a residência do caseiro. A polícia já foi acionada. "Queremos agir de maneira pacífica, através do diálogo, para resolver essa situação sem problemas", ressalta Ernesto Milani.

Esta é a 68ª propriedade invadida em Mato Grosso do Sul, segundo os dados da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul). No último dia 30 de setembro, produtores rurais se reuniram na sede da entidade para manifestar a insatisfação com a falta de resposta por parte do Governo Federal em buscar uma solução para o conflito de terras no Estado. Durante a reunião, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel destacou a urgência em solucionar a questão indígena. "Esse vácuo de poder, vindo do Executivo, do Judiciário e do Legislativo, coloca em risco a democracia e a Justiça brasileira. O problema indígena é social e não fundiário, com a falta de médicos e de assistência ", avaliou Riedel.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas