Em resposta à nota do Cimi, blog Questão Indígena retomará temporariamente as atividades

Publicado em 12/12/2013 08:17 e atualizado em 12/12/2013 09:01

No ultimo dia 09 de dezembro o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organização filiada à Igreja Católica, divulgou em seu site oficial uma Nota Pública (leia aqui) na qual acusa o Questão Indígena de veicular "notícias falaciosas e preconceituosas, além de fomentar opiniões declaradamente anti-indígenas". Ainda de acordo com a nota do Cimi, o Questão Indígena tem "veiculado apenas as visões dos grupos que se opõem aos direitos dos povos originários, sem dar espaço a outros setores da sociedade e aos próprios indígenas." Além do Cimi, assinam a nota a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação de Juízes pela Democracia, o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), entre outras organizações, profissionais e abobalhados.

Em homenagem a inteligente atitude do Cimi, a equipe do Questão Indígena decidiu, unanimemente, retomar temporariamente as atividades apesar da completa e absoluta falta de condições e recursos. 

Em reposta às acusações bisonhas da nota pública do Cimi a equipe do QI tem a dizer o que segue:

Divulgar informações mostrando e ressaltando as visões de apenas um dos lados da questão indígena no Brasil sem dar espaço para que os produtores rurais mostrem o seu ponte de vista foi o tudo o que o Cimi e as organizações indigenistas sempre fizeram. Muitas dessas organizações recebem, inclusive, recursos públicos para tanto, como é o caso do CTI, que recebeu mais de um milhão de reais de dinheiro público nos últimos dois anos, e da ABA. As acusações cuspidas pela nota do Cimi sobre a equipe do Questão Indígena em verdade aplicam-se como uma luva aos portais do próprio Cimi e do indigenismo radical. 

O que incomoda essa turma de ideólogos cegos é o fato de o Questão Indígena ser a contra-parte deles mesmo. O Questão Indígena, assim como os demais sites acusados na nota do Cimi, como o Blog do Jornalista Moacir Pereira e o Antropowatch, abrem espaço para as opiniões daquelas pessoas afetadas pelas demarcações espúrias da Funai. Gente, cujo sofrimento sempre foi ignorado pela máquina de mídia desinformativa do Cimi. Gente violentada pela ação protomoral do indigenismo em defesa da minoria indígena. 

A equipe do Questão Indígena ressalta ainda que não ataca os índios nem sua cultura. O Questão Indígena não é contra os índios. O Questão Indígena é contra a antropologia radical que se baseia no ressentimento pela violência histórica sofrida pelos indígenas no passado para moralizar e justificar o emprego de violência contra os não índios no presente. 

Parabéns, meus caros indigenistas radicais! Vocês acabaram de provocar o retorno do Questão Indígena. 

Fonte: Blog Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas