Assista ao vídeo com depoimento das famílias que estão sendo expulsas da região de São João do Caru-MA

Publicado em 25/02/2014 09:57 e atualizado em 26/02/2014 15:57
 
 
 
No blog Questão Indígena: O núcleo indigenista do Governo Dilma Rousseff (Gilberto Carvalho, Paulo Maldos e Nilton Tubino) iniciou o processo de limpeza étnica de uma área demarcada pela Funai no Maranhão. Os primeiros agricultores foram expulsos durante o último final de semana. As primeiras imagens são dramáticas, veja :
 
O processo de expulsão é chamado pela justiça e por órgãos ligados aos índios, como desintrusão, retirada de intrusos, e é executado pela Força Nacional de Segurança. Os produtores rurais foram estimulados pelo governo federal para ocuparem as terras em São João do Caru ainda na década de 70 por meio do Grupo Executivo de Terras Araguaia-Tocantins (Getat). Seguiram picadas abertas pela Petrobrás em busca de petróleo nos anos 50. A maioria é de pequenos agricultores pobres e possui escrituras ou documentos de posse.
 
Passados 40 anos vivendo em um dos ricões mais miseráveis do Maranhão eles estão expulsos não se sabe para onde. O Incra promete o que jamais vai entregar: novas terras.
 
Processo semelhante aconteceu na área da antiga Fazenda Suiá-Missú em dezembro de 2012, no Mato Grosso. A área foi demarcada pela Funai e mais de seis mil pessoas foram expulsas para dar lugar a um punhado de índios Xavante.
 
Os órgãos de comunicação ligados ao clã Sarney, base de apoio ao Governo, se unem aos arregimentados pelo Incra para promoverem o silêncio e taxarem os produtores de plantadores de maconha ou extratores ilegais de madeira legitimando o expurgo.

Imagens do expurgo:

 

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Blog Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • salvador reis neto santa teresa do oeste - PR

    e triste, e vergonhoso, e PT....

    0
  • cornelio haroldo dijkstra lagoa da confusao - TO

    Isso é coisa do pt,sem duvida eles esquerdistas estao transformando o brasil em uma porcaria de se viver ,isso é barbaridade ,cade os direitos humanos?temos que acabar com o PT,senao eles vao acabar com nós todos brasileiros.chega de PT ,ACORDA Brasil...

    0
  • IRINEU DAL MASO Cascavel - PR

    Amigos, com essas atitudes inaceitaves e demoniacas, eles acabam com a nossa auto-estima, nos massacram com barbaries como essas, eu reluto mas confesso que esta dificil de controlar o emocional. Nos todos sabemos que serao jogados ao relento e ninguem ira ajuda-las. O QUE FAREMOS? ESPERAR UMA AÇAO DIVINA?

    0
  • Paulo Rogerio Santos de Souza Ivinhema - MS

    Acorda povo brasileiro! Temos que limpar as armas, porque a tentativa de golpe da esquerda esta próxima.

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Meu DEUS, se esse povo são bandidos e plantadores de maconha. Esse "Maldo"so e todos os envolvidos nessa injustiça, na minha opinião são portadores de canudinho de ouro. Tem muita floresta pra índio tomar conta. Faça-me o favor...Intolerável!!!

    0