Questão indígena: População se revolta contra índios munduruku em Jacareacanga (PA)

Publicado em 13/05/2014 15:32 e atualizado em 13/05/2014 19:52

A polícia civil de Jacareacanga, no oeste do Pará, tenta neste momento conter um grande tumulto na cidade depois que uma horda de índios munduruku invadiu a câmara municipal e a prefeitura do município há uma semana, conforme mostramos aqui ontem. A população reagiu contra a ação dos índios e há confronto. Segundo o delegado Lucivelton Santos, os ânimos estão exaltados. O confronto teria começado após um protesto.

De acordo com a Funai de Itaituba, que acompanha o caso através de uma equipe presente no município, os índios munduruku reclamam da demissão de professores indígenas, mas as informações sobre a natureza do confronto estão desencontradas. Relatos de moradores atestam que a residência dos professores do município foi incendiada pelos índios, mas a ocorrência ainda não foi confirmada pela polícia. A esgotosfera indigenista nas redes sociais diz que os índios estão sendo atacados a paus e pedras pela população revoltada. 

Moradores de Jacareacanga estão em guerra contra os índios mundukuro que atearam fogo em casa de professor  
(fonte: Blog do J Campos) 

Um grupo de moradores de Jacareacanga, no oeste do Pará, organizou uma passeata nesta terça-feira (13), após incêndio em uma casa de professores do município que teria sido provocado um grupo de índios da etnia Munduruku, na noite última segunda-feira (12). Segundo a polícia, os incêndio teria sido um protesto pela demissão de 70 professores indígenas do município. O caso está sendo acompanhado pela Funai.

Segundo a polícia, os professores demitidos trabalhavam para a secretaria de educação de Jacareacanga, mas não tiveram os contratos renovados por não terem formação acadêmica para lecionar. A destruição parcial da casa dos professores teria sido uma forma de pressionar para a recontratação dos indígenas. A Funai ainda não se manifestou sobre as demissões de professores. De acordo com o delegado Lucivelton Santos, a casa só não foi totalmente consumida porque o fogo foi contido por vizinhos do imóvel.

"Os índios queimaram a casa de apoio dos professores na noite de segunda. Hoje, as aulas foram suspensas e a população fez uma passeata na frente da prefeitura. Durante esta passeata houve princípio de confronto, os índios estavam com flechas, paus, terçados e outros instrumentos de guerra, mas fizemos um cordão para que não houvesse agressão", disse o delegado Lucivelton Santos. O incêndio está sendo investigado pela polícia, que ainda não identificou o grupo que teria sido responsável pelo vandalismo.

Fonte: Blog Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas