Ministros vão à Câmara explicar assassinato de agricultores por índios no Rio Grande do Sul

Publicado em 03/06/2014 11:28

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ouve na quarta-feira (4) os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre os assassinatos de dois produtores rurais por indígenas, no município de Faxinalzinho, no Rio Grande do Sul. Os dois foram convocados a pedido dos deputados Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Giovanni Queiroz (PDT-PA).

“O que vínhamos alertando ao governo há meses, infelizmente, aconteceu. Dois jovens produtores rurais foram covardemente assassinados por índios caingangues, no dia 28 de abril. Os agricultores Alcemar, 41 anos, e Anderson de Souza, 26 anos, já prisioneiros, foram atingidos pelos tiros. Primeiro nos órgãos genitais, depois nos joelhos e ainda vivos, foram brutalmente espancados até a morte”, afirmam os deputados, no requerimento.

“Os índios, de posse de um documento assinado pelo ministro José Eduardo Cardozo, garantem que a tragédia foi motivada porque o titular da pasta da Justiça não cumpriu um acordo firmado. No documento, datado de 19 de março, o ministro Cardozo assume o compromisso de receber as lideranças indígenas para dar prosseguimento às negociações sobre a requerida demarcação, em uma nova reunião que seria realizada no dia 5 de abril”, prosseguem os deputados.

Segundo eles, as datas combinadas passaram e o ministro não cumpriu a promessa. “Revoltados, os índios resolveram bloquear as estradas. O trânsito foi interrompido nas primeiras horas da fatídica segunda-feira. Mesmo sabendo do clima de tensão no município – pois não dá para acreditar que ele não fosse informado – o senhor Cardozo nada fez para tentar impedir o crime que se concretizaria horas mais tarde”, afirmam.

Logo depois do assassinato a presidente da Funai disse que não tomou nenhuma providência em relação aos assassinatos porque a fundação não teria poder de polícia. Lembre: "Não fizemos nada": Presidente da Funai diz que não tomou nenhuma providência em relação aos agricultores assassinados no Rio Grande do Sul 

A audiência pública aconteceria na semana passada, mas foi adiada a pedido do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, por medo de represálias dos indígenas. A semana passada foi marcada por manifestações violentas promovidas pelo movimento indigenista em Brasília. Em um dos confrontos, um policial e vários cavalos da Policia Milita do Distrito Federal foram feridos por flechas. 

A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 6.

Fonte: Blog Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas