Polícia Federal vai indiciar 20 índios pela morte de agricultores

Publicado em 12/09/2014 17:12

A Polícia Federal de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, vai indiciar pelo menos 20 indígenas kaingang pelas mortes dos irmãos agricultores, Anderson de Souza, 27 anos, e Alcemar Batista de Souza, 41 anos, assassinados no município de Faxinalzinho, na região norte do Estado em abril deste ano. A informação foi divulgada pelo chefe da Delegacia de Polícia Federal de Passo Fundo, delegado Mauro Vinícius Soares de Moraes.

O delegado federal Mário Luiz Vieira, que conduz o inquérito, disse que os irmãos foram agredidos e mortos de forma violenta a pauladas e tiros de espingardas de diferentes calibres pelos índios.

Em 9 de maio, cinco índios, entre eles, o cacique do acampamento Deoclides de Paula, 44 anos, foram presos, mas soltos em seguida a pedido do Ministério Público Federal.

O Delegado Mauro Vinícius Soares de Moraes disse que o inquérito deve estar concluído em 30 dias. Ele não entrou em detalhes, mas afirma que já existem provas suficientes para o indiciamento. Morais anunciou que pedirá a prisão preventiva de todos os envolvidos.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas