Novo conflito no Paraná: Índios kaingang invadem fazenda no município de Palmas e ameaçam invadir outras áreas

Publicado em 10/10/2014 18:05 616 exibições

TI%2BPalmas%2B3.jpg

Um grupo de índios fortemente armados invadiram na madrugada de ontem (09) uma fazenda no município de Palmas, região sul do Paraná. A área, denominada Fazenda Santa Marina, fica nas proximidades da Terra Indígena de Palmas e está sendo reivindicada pelos índios. Kaigangs de várias aldeias do Oeste catarinense também estão no local. A ação conta com mais de 200 indígenas.

O cacique Maurí dos Santos Oliveira diz que a mobilização ocorreu após um novo levantamento antropológico da Funai que indica que a área de 90 alqueires está dentro do território indígena. Baseado nessa informação o grupo mobilizou índios de outras aldeias do Paraná e Santa Catarina, como Toldo Imbu, Ximbange e Condá, que estão participando da nova invasão. Na tarde desta sexta-feira indígenas da terra de Mangueirinha reforçaram o movimento.

Oliveira diz ainda que, além da retomada em Palmas, a movimentação deverá ocorrer em várias outras áreas de terras no Paraná e Santa Catarina após entendimento entre os caciques de várias aldeias.

Não há qualquer estudo na Funai para revisão dos limites da Terra Indígena de Palmas. A propriedade invadida pertence ao produtor rural Miguel Covatti que produz trigo e aveia. O produtor tentou negociar com os índios, mas foi impedido de entrar no imóvel. Covatti já solicitou a reintegração de posse do imóvel.

O imóvel já foi invadido há três anos, mas os índios foram retirados por força de uma decisão judicial.

Fonte:
Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário