Novo conflito no Paraná: Índios kaingang invadem fazenda no município de Palmas e ameaçam invadir outras áreas

Publicado em 10/10/2014 18:05

TI%2BPalmas%2B3.jpg

Um grupo de índios fortemente armados invadiram na madrugada de ontem (09) uma fazenda no município de Palmas, região sul do Paraná. A área, denominada Fazenda Santa Marina, fica nas proximidades da Terra Indígena de Palmas e está sendo reivindicada pelos índios. Kaigangs de várias aldeias do Oeste catarinense também estão no local. A ação conta com mais de 200 indígenas.

O cacique Maurí dos Santos Oliveira diz que a mobilização ocorreu após um novo levantamento antropológico da Funai que indica que a área de 90 alqueires está dentro do território indígena. Baseado nessa informação o grupo mobilizou índios de outras aldeias do Paraná e Santa Catarina, como Toldo Imbu, Ximbange e Condá, que estão participando da nova invasão. Na tarde desta sexta-feira indígenas da terra de Mangueirinha reforçaram o movimento.

Oliveira diz ainda que, além da retomada em Palmas, a movimentação deverá ocorrer em várias outras áreas de terras no Paraná e Santa Catarina após entendimento entre os caciques de várias aldeias.

Não há qualquer estudo na Funai para revisão dos limites da Terra Indígena de Palmas. A propriedade invadida pertence ao produtor rural Miguel Covatti que produz trigo e aveia. O produtor tentou negociar com os índios, mas foi impedido de entrar no imóvel. Covatti já solicitou a reintegração de posse do imóvel.

O imóvel já foi invadido há três anos, mas os índios foram retirados por força de uma decisão judicial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário