Polícia Federal deflagra operação contra milícia indígena no Mato Grosso do Sul

Publicado em 17/10/2014 18:51

A Polícia Federal deflagrou hoje (16) a Operação Parajás, na qual foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na Aldeia Indígena Rancho do Jacaré, localizada no município de Laguna Caarapã/MS, tendo em vista que na comunidade indígena havia uma milícia armada que praticava uma série de crimes contra seus membros, tais como tentativa de homicídio, lesões corporais, ameaça e constrangimento ilegal.

A milícia armada também proibia que crianças e adolescentes frequentassem as escolas, impedia a realização de cultos e criava obstáculos para que servidores públicos prestassem serviços dentro da comunidade indígena.

A operação contou com 59 policiais e com os integrantes do Grupo de Pronta Intervenção da PF no estado do Mato Grosso do Sul. No desenrolar da operação foram apreendidas quatro espingardas calibre 32, um cano de uma espingarda, esferas, espoletas e munições.

Foram presos em flagrante três indígenas por posse ilegal de arma de fogo.

Na casa de um cidadão paraguaio, que também morava na comunidade indígena, foram encontrados documentos pessoais e cartão de saque de benefício previdenciário em nome de um indígena. O homem paraguaio confessou que recebia indevidamente os benefícios."

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota Oficial – Marco Temporal: FPA vai avançar na discussão da PEC 48/23
Marco Temporal: emenda constitucional finaliza debate sobre o Marco Temporal no Brasil
Senado aprova PEC que insere tese do marco temporal na Constituição
STF marca para 5 de dezembro início do julgamento sobre marco temporal
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,984 bi em novembro até dia 21, diz BC
Comissão de Agricultura na Câmara aprova convocação de Lewandowski após escalada de invasões em propriedades rurais