Aécio e Dilma receberão índios

Publicado em 17/10/2014 18:57

Aécio Neves receberá representantes da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) na próxima segunda-feira, 20. A entidade pretendem entregar aos candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), uma carta com reivindicações. A campanha de Dilma ainda não definiu data nem local.

Os representantes indígenas querem arrancar dos dois candidatos um compromisso público e formal para reverter o que chamam de “quadro de ameaças aos direitos dos povos indígenas assegurados pela Constituição Federal”. Os indígenas querem também, que Aécio e Dilma assumam compromisso com a demarcação de todas as terras indígenas. Segundo o documento, a ausência de demarcações provoca “uma situação que gera conflitos desfavoráveis para os nossos povos”.

Os índios querem ainda autonomia sobre a utilização de suas terras, conforme estabelecido pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Afirmam que, embora incorporada há 10 anos às leis brasileiras, a convenção continua sendo ignorada na prática.

Segundo Sônia Guajajara a carta será entregue a Aécio na segunda-feira, 20, no Paraná. O encontro com Dilma ainda não foi agendado.
Os representantes indígenas afirmam que sempre tiveram dificuldades de diálogo com o governo Dilma. “Em todo seu mandato, ela recebeu apenas uma vez nossas lideranças, pressionada pelas manifestações de junho. Entretanto, não cumpriu com nenhum dos compromissos firmados”, diz a carta.

Wilsom Dias/ABr

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas