O processo de demarcação está sendo revisto, diz o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

Publicado em 20/10/2014 14:42 e atualizado em 20/10/2014 21:11

Em quatro anos de governo, a Presidente Dilma Rousseff reconheceu 2 milhões de hectares, que deram origem a 11 terras indígenas, no Pará e no Amazonas. Neste ano, nenhum decreto foi assinado. A marca é 15 vezes menor do que a do primeiro governo Fernando Henrique Cardoso (1995-1999). Nas duas gestões, o tucano homologou 41 milhões de hectares distribuídos por 141 territórios, 93,5% deles no Norte do país. No governo Lula (2003-2010), foram 84 áreas, com 18 milhões de hectares.

A homologação, ato exclusivo do presidente, é a última etapa do processo de demarcação de uma área indígena, após a delimitação e a demarcação das terras feitas pela Funai.

Hoje, há 18 áreas em dez Estados aguardando a homologação da Presidência. Juntas, elas somam 1,6 milhão de hectares. Outras 15 áreas tem processos de demarcação em estágio avançado.

O Governo diz que as áreas dependem apenas da assinatura de Dilma para serem homologadas estão envolvidas em conflitos agrários, sociais e judiciais. O governo tenta ganhar tempo enrolando esses processos em um sistema de mediação onde as partes apresentam suas reivindicações. Nenhum conflito foi solucionado por esse meio até agora.

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nos últimos dois anos o governo se ateve a "apagar incêndios" em terras cuja demarcação por parte da Funai levou a "guerra" entre produtores rurais, de um lado, e índios, do outro. "O que ainda resta demarcar é conflituoso. Administramos conflitos no Amazonas, no sul da Bahia, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na maioria desses casos tivemos que acionar as Forças Armadas", diz Cardozo, que afirma não ser possível estabelecer metas para o processo.

Segundo o ministro, as demarcações estão passando por uma revisão para assegurar que as áreas reivindicadas tenham realmente sido territórios indígenas no passado e o governo estuda criar um fundo para indenizar proprietários que receberam no passado títulos de posse de terras reivindicadas por indígenas. 

Fonte: Blog Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas