Funai inicia estratégia para criar Mega Terra Indígena em zona agrícola do Mato Grosso

Publicado em 12/11/2014 17:40 e atualizado em 01/03/2020 22:20

Foi publicado no Diário Oficial de hoje a Portaria da Funai nº 1238 constituindo mais um Grupo de Trabalho com o objetivo de iniciar nova demarcação no Mato Grosso. De acordo com o texto a nova terra indígena se chamará Roro-Walu e é tradicionalmente ocupada por índios Ikpeng. A criação de grupos de trabalhos isolados em dadas diferentes esconde uma estratégia do indigenismo para criação de uma mega terra indígena no coração da área agrícola do Mato Grosso. A nova área deve ficar no município de Paranatinga e pode unir várias outras terras indígenas já demarcadas e outras ainda em estudo na região.

Antes da ocupação agropecuária da região sul do Mato Grosso, a área era disputada a golpes de borduna e flechadas entre índios ikpeng, bakairi, bororo e as hordas xavantes vindas do leste. A região onde fica a Terra Indígena Barambubure e outras terras indígenas da região resultam da demarcação em ilhas de uma área que, como o resto do Brasil, foi toda ocupada por índios.

Depois da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a Terra Indígena Raposa Serra Sol, que determinou a demarcação em área contínua de várias terras indígenas ocupada por etnias diversas, o indigenismo iniciou uma estrategia para unificar as áreas já demarcadas para os xavante e bororo na região sul do Mato Grosso.

A própria Terra Indígena Parambubure já foi ampliada duas vezes e já há outros quatro estudos de ampliação. A portaria publicada hoje pode resultar em mais uma terra indígena demarcada em ilha e deve sustentar uma futuro pedido de unificação em área contínua com o precedente do Supremo Tribunal Federal no caso Raposa Serra do Sol.

A região onde ficam hoje as cidades de Paranatinga e Campinápolis é ocupada por milhares de agricultores, grandes e pequenos, além de abrigar vários assentamos da Reforma Agraria. Preparem-se. Podemos estar diante na nova Raposa Serra do Sol. 

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR