Indígenas do Maranhão protestam contra nomeação de Kátia Abreu para Ministério da Agricultura

Publicado em 26/11/2014 17:34 e atualizado em 27/11/2014 03:37

O Blog Poder Online informa hoje que alguns representantes de etnias do Maranhão protestam em Brasília contra a nomeação da Senadora Katia Abreu para o Ministério da Agricultura. "Ela [Kátia Abreu] nunca foi a favor dos povos indígenas e sempre foi do lado ruralista. Isso não ajuda a gente", diz Maria Helena Guilleto Gavião.

O grupo de índios Krikati, Gamela, Guajajara e Awá-Guaja está em Brasília nesta semana para protestar contra a PEC 215. Na tarde de ontem os indígenas disseram uma manifestação no Salão Verde da Câmara contra a aprovação da PEC que altera o processo de demarcação de Terras Indígenas.

A comitiva também fará a entrega de documentos aos ministros do STF contra decisões recentes da Segunda Turma do Supremo que acabaram com a farra das demarcações de terras indígenas. 

Moderador de apetite

Dilma Rousseff desistiu de nomear oficialmente hoje Kátia Abreu (Agricultura) e Armando Monteiro (Desenvolvimento) para deixar claro que eles integram a cota política, e não técnica, do novo governo. A presidente quis evitar que o PMDB alegasse que a senadora será parte da equipe econômica e pedisse outras cinco pastas para manter seu quinhão na Esplanada. Assim, Dilma, que convidou Kátia há nove dias, deixará a aliada por tempo indefinido sob ataque do PT. (por Vera Magalhãew, na coluna Painel, da Folha de S. Paulo).

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR