Senado pode alterar lei de demarcações na próxima quarta-feira

Publicado em 01/12/2014 17:20

A comissão mista do Congresso encarregada de consolidar a legislação federal e regulamentar dispositivos da Constituição reúne-se na quarta-feira (3), às 14h. Na pauta, a apresentação do relatório, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que modifica a Constituição Federal para permitir a indenização de produtores rurais que tenham as terras demarcadas pela Funai. Hoje a indenização é ilegal.

O texto de Jucá regulamenta o do parágrafo 6º do artigo 231 da Constituição Federal (CF), que trata da definição de terras indígenas e cria óbices à indenização de áreas privadas demarcadas como indígenas. Por esse artigo a CF reconhece o direito dos povos indígenas à posse permanente das terras que tradicionalmente ocupavam à data de sua promulgação, entretanto, o texto classifica como sendo da União as terras indígenas e nulos os títulos existentes sobre eles.

Da forma como está, a Constituição Federal resulta na expropriação de imóveis rurais e expulsão dos agricultores sem direito a nada, o que tem gerado conflitos entre indígenas e produtores rurais.

Caso seja aprovado, o projeto apresentado por Romero Jucá possibilitará ao poder público indenizar, segundo a disciplina legal das desapropriações, não apenas as benfeitorias, mas também as áreas correspondentes às expansões de terras indígenas. O texto de Jucá está de acordo com a recomendação do STF em duas decisões recentes sobre o tema das demarcações. Entenda aqui.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR