Índios invadem prédio da CNA

Publicado em 05/12/2014 17:35

O grupo de índios Apinajé, Xerente, Karajá e Krahô-Kanela que habitam o estado do Tocantins acaba de invadir o prédio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O grupo de cerca de 50 indígena está em Brasília desde o início da semana protestando contra a PEC 215 e a nomeação da Senadora Katia Abreu, atual presidente da CNA, para o Ministério da Agricultura. Na tarde de ontem o grupo atirou flechas em fotos da Senadora ao lado da presidente Dilma Rousseff.

"Estamos aqui para defender nossas terras, a demarcação e para dizer à presidenta Dilma Rousseff que não precisamos de PEC 215. Viemos para dizer isso no Senado e na Câmara dos Deputados. Lutaremos até o fim para que a PEC seja engavetada”, informou o índio Wagner Krahô-Kanela.

“A senadora Kátia Abreu não foi eleita com nosso voto. É uma vergonha colocá-la no Ministério da Agricultura”, disse Wagner. “A Kátia Abreu não é dona da terra. Somos nós, indígenas, os donos da terra. Precisamos viver em paz”, completou a indígena Gercina Krahô.

A manifestação ocorreu pacificamente. Os indígena invadiram o prédio tiraram fotos e saíram sem outro tipo de violência.

É a segunda vez este ano que o prédio da CNA é invadido por índios. Em nenhuma das vezes a Senadora Katia Abreu estava no local no momento da invasão, nem se pronunciou sobre o assunto.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR