Safra 2014/15: Soja ocupa área recorde de plantio em MS

Publicado em 16/12/2014 15:07

Mato Grosso do Sul conclui plantio de soja e atinge 2,3 milhões de hectares de área plantada na safra 2014/2015, um aumento de 5% se comparado ao ciclo anterior. Os dados são do relatório divulgado pelo Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de MS e do Sistema Famasul.

A previsão e de safra recorde no Estado, atingindo produção superior a 6,5 milhões de toneladas do grão. A produtividade média estimada é de 50 sacas por hectare, número superior às safras anteriores quando a lavoura rendeu 47 sacas na mesma área. “Mesmo diante do clima desfavorável nos meses de setembro e outubro, concluímos o plantio com êxito sem prejuízos para a produtividade. São números em estágio inicial, que podem ser ainda maiores”, ressaltou o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

Quinto maior produtor da oleaginosa no País, Mato Grosso do Sul possui 11 mil propriedades que cultivam soja, distribuídas em 64 municípios do Estado. Lidera o grupo de maiores produtores da oleaginosa no estado o município de Maracaju, com 243 mil hectares de área plantada. Em seguida aparece Ponta Porã, com 175 mil hectares; Sonora, com 160 mil hectares e, na sequência, Dourados e São Gabriel do Oeste, com 146 mil e 111 mil hectares de área plantada, respectivamente.

Conforme a AgRural Commodities Agrícolas, a região Centro-Oeste esteve à frente do plantio nesta safra, sendo que, devido à estiagem, Mato Grosso do Sul se destacou com ritmo do plantio mais acelerado. O Estado comercializou antecipadamente 20% do grão.

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas