Índios guarani invadem área privada no Paraná. Há risco de confronto com agricultores

Publicado em 23/12/2014 17:46

Um grupo de índios guarani invadiu hoje pela manhã uma colônia de pescadores na Linha Apepú, no distrito de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, oeste do Paraná. A área fica às margens do lago da hidrelétrica de Itaipu e pertence á Itaipu Binacional. Segundo informações, o grupo de aproximadamente 50 índios veio do município vizinho de Guaíra. Há informações de que mais índios estariam vindo para o local.

Agricultores que residem nas proximidades estão assustados, uma vez que de longa data há informações de que índios poderiam invadir propriedades na região onde a Funai pretende demarcar terras indígenas. Vários agricultores estão mobilizando e já se concentram nas proximidades da área invadida. A polícia já foi acionada e se desloca para o local para tentar evitar um confronto entre agricultores e índios.

Por meio de nota Oficial a prefeitura de Marechal Cândido Rondon informou que a Procuradoria Geral do Município está tomando as medidas cabíveis e notificando as autoridades competentes para que tomem ciência da situação em Porto Mendes. Ainda de acordo com a nota o objetivo da prefeituras é evitar que ocorra um conflito agrário no local, uma vez que os agricultores estão se sentindo ameaçados com a presença indígena.

Já foram notificados o Ministério Público Estadual, a Itaipu Binacional, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o BPFron. Veja imagens do local no portal Marechal News.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR