Índios guarani invadem área privada no Paraná. Há risco de confronto com agricultores

Publicado em 23/12/2014 17:46

Um grupo de índios guarani invadiu hoje pela manhã uma colônia de pescadores na Linha Apepú, no distrito de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, oeste do Paraná. A área fica às margens do lago da hidrelétrica de Itaipu e pertence á Itaipu Binacional. Segundo informações, o grupo de aproximadamente 50 índios veio do município vizinho de Guaíra. Há informações de que mais índios estariam vindo para o local.

Agricultores que residem nas proximidades estão assustados, uma vez que de longa data há informações de que índios poderiam invadir propriedades na região onde a Funai pretende demarcar terras indígenas. Vários agricultores estão mobilizando e já se concentram nas proximidades da área invadida. A polícia já foi acionada e se desloca para o local para tentar evitar um confronto entre agricultores e índios.

Por meio de nota Oficial a prefeitura de Marechal Cândido Rondon informou que a Procuradoria Geral do Município está tomando as medidas cabíveis e notificando as autoridades competentes para que tomem ciência da situação em Porto Mendes. Ainda de acordo com a nota o objetivo da prefeituras é evitar que ocorra um conflito agrário no local, uma vez que os agricultores estão se sentindo ameaçados com a presença indígena.

Já foram notificados o Ministério Público Estadual, a Itaipu Binacional, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o BPFron. Veja imagens do local no portal Marechal News.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota Oficial – Marco Temporal: FPA vai avançar na discussão da PEC 48/23
Marco Temporal: emenda constitucional finaliza debate sobre o Marco Temporal no Brasil
Senado aprova PEC que insere tese do marco temporal na Constituição
STF marca para 5 de dezembro início do julgamento sobre marco temporal
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,984 bi em novembro até dia 21, diz BC
Comissão de Agricultura na Câmara aprova convocação de Lewandowski após escalada de invasões em propriedades rurais