Pepe Vargas defende demarcações e diz que Kátia Abreu não deve se manifestar sobre PEC 215

Publicado em 20/01/2015 17:41

O novo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Pepe Vargas, manifestou hoje (20) a posição contrária do governo à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que altera o processo de demarcação de terras indígenas. Ele também afirmou que a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, não deve participar do debate. Vargas é responsável pelas negociações do Governo com o Congresso Nacional.

“Como ministra, Kátia Abreu não deverá se manifestar em torno dessas questões”, disse o ministro durante café da manhã com jornalistas. Segundo ele, há diferenças na atuação da ministra como líder sindical e ministra de Estado. “A ministra é uma mulher inteligente. Com certeza, ela sabe as funções do seu ministério”, declarou. Segundo ele, a PEC é assunto do Ministério da Justiça, Funai e Incra.

Pepe Vargas disse, ainda, que a proposta “não ajuda a criar um ambiente que diminua conflitos”. Antes, o governo já havia se posicionado contrariamente à PEC. “Achamos que o processo que trata dos direitos territoriais das comunidades tradicionais está devidamente regulamentado em lei. A demarcação é ato administrativo, que invadiria, se o Legislativo quiser entrar nisso, uma prerrogativa do Poder Executivo”, concluiu.

Com informações da Agência Brasil e foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas