União pede expulsão de índios que ocupam prédio púbico em Roraima, mas silencia sobre áreas privadas invadidas no MS

Publicado em 22/01/2015 17:38

A Advocacia Geral da União em Roraima (AGU) entrou nesta quarta-feira (21) com ação na Justiça Federal solicitando a reintegração de posse do prédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), de Boa Vista, capital de Roraima. O objetivo do pedido é retirar os 50 índios Yanomami que ocupam o prédio da Sesai desde a segunda-feira (19) e pedem a exoneração da Coordenadora, Maria de Jesus do Nascimento.

O indígena Anselmo Yanomami, um dos líderes do movimento, afirmou que está acompanhando o andamento da ação, mas reiterou que "a manifestação na Secretaria ocorre em prol de todos os indígenas que sofrem com a precariedade da Saúde na Terra Indígena Yanomami [TIY]".

Conforme o procurador-chefe da AGU de Roraima, Francisco Vilerbaldo Albuquerque, a ação de reintegração de posse foi ajuizada com pedido de liminar. Ele alegou que a ocupação do prédio é ilegal. "Qualquer invasão de prédio público é ilegal. Por isso, tivemos de buscar as vias judiciais para resolver a situação", disse Albuquerque.

Cerca de 50 indígenas da etnia Yanomami invadiram na manhã da segunda-feira (19) o prédio da Sesai. Armados com arcos, flechas e pedaços de madeira, os indígenas cobram a saída da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y). Eles afirmam que só deixarão o prédio quando a servidora for exonerada.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas