Funai venderá bens de produtores rurais para financiar novas aldeias indígenas no Mato Grosso

Publicado em 29/01/2015 17:20

O secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cléber Buzatto, disse à Agência Brasil (ABr) que os índios xavante que receberam a área da antiga fazenda Suiá-Missu depois de expulsão dos agricultores construirão mais aldeias como forma de proteger o território. “Atualmente os xavantes tentam se organizar para ocupar toda a área. Os indígenas estão fazendo avaliações para ver o melhor momento de formar novas aldeias dentro desse território”, disse Buzatto.

A Funai confirma a informação. Por meio de nota a fundação informou à ABr que a construção das aldeias tem sido tratada de forma conjunta entre a coordenação regional e a própria sede, em Brasília. Ainda segundo a Funai, as novas aldeias serão construídas com os recursos da venda dos silos de armazenamento de grãos tomados dos agricultores na ocasião do expurgo. A venda teria sido autorizada por decisão judicial.

Fonte: Questão Indígena

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas