Indígenas discutem com autoridades sobre conflito no campo em MS

Publicado em 07/07/2016 08:09

Lideranças indígenas guarani-kaiowá se reuniram com representantes dos governos de Mato Grosso do Sul e federal para apresentarem as reivindicações e tentarem chegar a um acordo para o fim do conflito no campo. O encontro foi realizado na Governadoria, nesta quarta-feira (6).

O assessor especial do Ministério da Casa Civil, Renato Vieira, disse que o governo federal vai dar encaminhamentos nos próximos dias para solucionar o problema de disputas de terra entre indígenas e produtores rurais.

Apesar da promessa, Vieira não de detalhes dos planos do governo federal, mas ressaltou que encontrou um ambiente favorável para a negociação. Na tarde de terça-feira (5), as autoridades se reuniram com os produtores rurais.

Além de Vieira, integrantes do Ministério da Justiça, Casa Civil da presidência da República e Advocacia Geral da União (AGU) integram a comissão que visitou o estado para resolver o problema de conflito indígena. A prioridade são as propriedades em Caarapó, região onde ocorreu o último confronto há quase um mês.

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, afirmou na reunião sem os indígenas e os produtores rurais que a única solução viável é a compra de terras para atender às reivindicações indígenas. Além disso, Riedel destacou que trata de propriedade com titularidade.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MS.

Fonte: G1 - MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas