Projeto suspende portaria que delimitou terra indígena no Tocantins

Publicado em 28/09/2016 07:43

Tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Decreto Legislativo (PDC) do deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) que suspende a vigência de uma portaria do Ministério da Justiça que declarou a posse permanente da terra indígena Taego Ãwa para o grupo indígena Avá-Canoeiro do Araguaia (PDC419/16).

A portaria foi assinada pelo então ministro da Justiça, Eugênio Aragão, em maio passado. A terra indígena possui 28.510 hectares e está localizada no município de Formoso do Araguaia, no sul do estado do Tocantins. A expedição da portaria autoriza a demarcação da área indígena para posterior homologação.

Comprovação

O deputado Gaguim aponta uma série de problemas para a definição da terra indígena. Ele afirma que os levantamentos históricos-geográficos realizados pelo governo não comprovaram que a área delimitada é a de uso tradicional dos Avá-Canoeiro.

“Grande parte dessa área pertencia à fazenda Canuanã desde 1939, o que reforça a convicção de que a área não estava ocupada pelos índios em 1988, marco demarcatória temporal conforme já determinou o STF”, disse.

Além disso, a área é disputada por outro grupo indígena (Javaé). Gaguim disse também que parte da área está ocupada atualmente por assentamentos de reforma agrária do Incra (assentamentos Caracol e Caracol II).

Para ele, a delimitação da área com todas estas indefinições pode criar uma situação de insegurança jurídica.

Tramitação

Antes de ir ao Plenário, o projeto será analisado nas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas