Índios são retirados de sítios à margem de rodovia em Dourados, MS

Publicado em 26/10/2016 08:39

A Polícia Federal (PF) cumpriu terça-feira (25), ordem de reintegração de posse, encaminhada pela Justiça Federal, em uma área ocupada há 7 meses por indígenas, em Dourados, cidade distante 214 quilômetros de Campo Grande.

Na área viviam aproximadamente 30 famílias de guarani kaiuwá e terena. Eles ficavam às margens do anel rodoviário, que contorna a cidade sul-mato-grossense, perto da aldeia indígena do município e pertencente a sitiantes.

A Justiça decidiu pela reintegração por entender que não existe processo de demarcação ou expansão da reserva e que a área está fora dos limites da propriedade indígena. Outro cinco sítios continuam ocupados por indígenas no município.

O advogado dos sitiantes, João Waimer Moreira Filho, acredita que a Justiça pode determinar a reintegração de posse dessas outras propriedades ainda este ano. “Essas pessoas não tem condições de contratar um segurança particular. Não tem condições de fazerem rondas, vigílias, não são grandes agricultores, como acontece nas outras invasões do nosso estado” afirma o advogado.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 MS

Fonte: G1 MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas