Protesto de indígenas interdita a BR-230 e prejudica escoamento da safra

Publicado em 03/05/2017 13:50
Manifestantes reivindicam demarcação de terras na região da Transamazônica

Um grupo de aproximadamente 50 indígenas interdita desde o dia 26 de março a BR-230, no sudoeste do Pará, causando uma fila de 9,5 km de congestionamento. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), armados com arcos e lanças, os índios reivindicam a demarcação de terras e o aumento da verba para saúde e educação, que teria sofrido redução da Funai.

Além dos prejuízos causados no escoamento da safra devido ao trecho não pavimentado da BR-163, a interdição da rodovia na região da Transamazônica aumenta o tempo despendido para descarga de caminhões no porto de Meritituba.

Mesmo com as tentativas de negociações, os indígenas cobram a presença de representantes da Funai e informações do governo.

Segundo o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a reivindicação dos indígenas é legítima, no entanto, eles deveriam protestar contra quem lhes causa prejuízo e não contra o produtor, que é seu parceiro.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR
Guaíra: Demarcações de terras indígenas voltam a ser suspensas